Existe uma estratégia de marketing digital que é essencial para escalar ainda mais a visibilidade e a eficiência da comunicação do seu site: o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Motores de Busca).

Você já explorou o SEO no seu site? Conhece todas as possibilidades? Vamos falar de 6 dicas de SEO para alavancar o seu site e obter mais sucesso!

Mas antes: você sabe o que é SEO?

é um conjunto de ferramentas, ações e métricas que visam tornar o seu negócio mais visível possível no mundo online, com o objetivo de atrair mais visitantes qualificados, criar um engajamento deles com os seus conteúdos, alavancar vendas e fidelizar os clientes.

O SEO trabalha fortemente com o tráfego orgânico de seus conteúdos de artigos, imagens, áudios e vídeos – aquele que não é pago.

Ou seja, um SEO bem planejado e alinhado com o seu site pode escalar o ranqueamento dele a custo zero.

DICA 1 DE SEO: INVISTA NO MOBILE!

O uso da internet e de aplicativos vai se intensificar continuamente nos smartphones. Este é o momento de investir ou melhorar a qualidade da versão mobile do seu site – o que chamamos de um site responsivo.

É fundamental eliminar os problemas que ainda são comuns em muitas versões mobile de sites – falta de ajuste da página ao formato da tela, perda de informações, imagens que não carregam.

Uma experiência ruim em um smartphone pode prejudicar seriamente a imagem e a visibilidade do seu site.

DICA 2 DE SEO: CONTEÚDO DE QUALIDADE É FUNDAMENTAL!

O conteúdo é fundamental para transmitir segurança e autoridade a clientes e possíveis clientes.

E aqui falamos tanto do texto em si quanto das técnicas que são aplicadas nele para que o artigo (resultado final) seja bem ranqueado pelo Google – e apareça rapidamente para os usuários.

Aqui o conteúdo também deve ser bem estruturado em tópicos, com títulos e subtítulos usando as palavras-chave, parágrafos de até 3 linhas e alinhados à esquerda – representam a melhor experiência para o usuário ler sem cansar ou distrair-se.

DICA 3 DE SEO: AS PALAVRAS-CHAVE TÊM O PODER!

Se cada conteúdo do seu site é um trem de informação, as palavras-chave são a locomotiva do conteúdo. E não há exagero nesta comparação.

As palavras-chave são a base na qual toda a eficiência do artigo estará apoiada. Devem representar o conteúdo da melhor forma e aparecer nele de uma forma que os mecanismos de busca percebam com naturalidade e melhorem o ranqueamento.

DICA 4 DE SEO: OS VÍDEOS SÃO O NOVO GRANDE RECURSO!

O mundo está consumindo cada vez mais vídeos, essa é uma realidade. Todas as pesquisas no Google contam, hoje em dia, com pelo menos um vídeo entre as primeiras posições.

Invista em vídeos curtos – até 3 minutos de uma forma geral e excedendo somente no caso de entrevistas e tutoriais mais complexos. A qualidade dos vídeos é muito importante: vídeos com imagem ou som de baixa qualidade vão desestimular o usuário.

Não podemos esquecer que seus vídeos também serão vistos em smartphones, onde a tempo de atenção é muito menor.

DICA 5 DE SEO: IMAGENS SÃO CONTEÚDOS, E ÓTIMOS!

Normalmente associamos conteúdo a textos, mas as imagens têm um poder grande de alavancar a visibilidade do seu site. Devemos lembrar que redes como o Instagram e o Pinterest são essencialmente visuais.

As imagens provocam um efeito relaxante para um artigo, especialmente os longos, porque provoca quebras que servem como um breve descanso visual do usuário, tornando a experiência mais confortável.

Só lembre que é importante cuidar do tamanho, da resolução e do efeito positivo da imagem naquele ponto do artigo – e que imagem é a mais adequada conforme o tipo de público que você quer atingir.

DICA 6 DE SEO: TENHA APOIO DE QUEM CONHECE MUITO!

Um plano de SEO envolve estas e muitas outras dicas, além de ferramentas e métricas. Fazer o SEO de seu site ou blog pode ser uma atividade intensa, por isso compensa contratar uma Consultoria de SEO com quem já tem experiência no assunto.