Esta palavra vem ganhando muito espaço no mercado profissional, muitas pessoas que antes tinham seus empregos formais agora estão abrindo seus próprios negócios e se aventurando no mundo do empreendedorismo.

Para se tornar um(a) empreendedor(a) você não pode sair por aí tomando decisões aleatórias esperando que elas deem ou não resultado, não é dessa forma que funciona, ao fazer isso você está se tornando um(a) mero(a) apostador que pode levar tudo ou nada.

Quer saber mais sobre o verdadeiro perfil do(a) empreendedor(a), então sugiro que venha comigo pois hoje vou falar justamente sobre isso!

O que significa empreender?

É simples: o empreendedor é alguém que materializa as suas ideias mesmo em meio as dificuldades, sejam elas financeiras ou de qualquer outro segmento. Você se identifica com esta definição? Se sim, então considere-se um(a) empreendedor(a)!

Se você é o tipo de pessoa que quando tem uma ideia não há quem possa pará-la, então eu posso com toda a certeza dizer que em suas veias correm o sangue do verdadeiro empreendedor, aquele que não se deixa abater por questões econômicas nem nada do tipo. Meu(a) amigo(a), seja bem-vindo ao time dos grandiosos e aventureiros empreendedores!

Você Tem O Perfil Do Empreendedor?

Veja abaixo algumas das características deste profissional!

Você deve ser Autor responsável!

Sabe o que isso significa? Significa que mesmo que você seja o dono do seu negócio, isso não quer dizer que possa fazer o que quiser quando bem quiser, é necessário seriedade e compromisso para se ser um(a) empreendedor(a), afinal de contas, seus clientes só irão até você se realmente confiarem em seus serviços.

Não pense que empreender é fazer tudo quando quiser, não tem nada a ver com isso, tudo o que você vai conseguir com uma atitude desleixada e anti profissional, é fracassar em sua carreira de empreendedor(a).

Você Deve Aproveitar Cada Segundo!

No começo, é normal que você fique um pouco preguiçoso(a) e comece a procrastinar em relação aos serviços que precisa fazer, mas entenda que esta fase precisa passar o mais rápido possível, pois a vida de empreendedor não é para aqueles(a) que gostam de molengar, afinal de contas, tempo é dinheiro, a cada minuto perdido é menos dinheiro que vai entrar no seu caixa.

Não dê bobeira, estabeleça prazos e foque bastante neles, ninguém quer contratar pessoas irresponsáveis que só trabalham quando sentem vontade! Não seja assim, dedique-se ao que você está fazendo e se empenhe bastante! 

Você Deve Ser Capaz De Resolver Problemas!

Agora que você é o chefe do seu próprio negócio todos os problemas que surgirem irão cair no seu colo, resolva-os e aprenda com eles, pois quando eles aparecerem novamente você já vai saber como agir.

Busque Melhorar!

Você não pode se contentar sempre com os mesmos aprendizados, o empreendedorismo exige profissionais dispostos a percorrer um longo caminho cheio de novos conhecimentos que poderão ser usados para a resolução de problemas posteriores.

Tenha a certeza de que sempre haverá uma batata quente para você segurar, portanto, nada melhor do que se preparar bem para enfrentar os problemas da vida empreendedora com toda a determinação e conhecimento possível!

Dois Conselhos Importantes Para Você

Ao iniciar a sua carreira de empreendedor(a) é provável que você sinta-se muito motivado(a) a se dedicar ao máximo, porém, existem muitas pessoas que cometem o erro de até mesmo largar o seu emprego formal e focar apenas no empreendedorismo.

Jamais abandone o seu emprego para se aventurar em negócios que você nem tem certeza se irão prosperar, a vida de empreendedor é cheia de altos e baixos, pode ser que tudo de errado no começo.

Ter um emprego formal no começo da carreira empreendedora é uma ótima tática, pois assim você tem uma fonte de capital que pode investir nas suas ideias pessoais, a maioria dos empreendedores fazem isso e estão se dando muito bem.

Um outro ponto importante é a questão da sua insistência, é como eu falei, pode ser que no começo tudo dê errado, mas não abandone o seu sonho, se você quer ser mesmo um(a) empreendedor, então deve agarrar esta meta com todas as suas forças!

Bom, eu espero ter lhe ajudado com as minhas dicas para os(a) futuros(a) empreendedores(a), desejo-lhe sucesso em sua caminhada!

Obrigado pela presença e até a próxima matéria!