Para quem precisa se dedicar aos estudos, seja por qualquer razão, a motivação é fundamental, seja para a prova de física do bimestre, seja para o ENEM, para passar em concurso público. Independente do objetivo ter motivação para estudar é a chave do sucesso.

O foco e a motivação caminham juntas

Na teoria tudo é lindo, mas sabemos que na prática as coisas são um pouco mais complicadas e nem sempre é tão fácil conseguir manter a motivação lá em cima. Mas, saiba que é totalmente possível.

O primeiro passo é sempre ter em mente os motivos que levaram você a estudar, ou seja, das escolhas que fez para seu futuro. Uma boa maneira de fazer isso é, escreva o seu principal objetivo/motivo e cole na parede do lugar onde você costuma estudar, assim você vai poder se lembrar sempre aonde você quer chegar.

O segundo passo é apostar na autoconfiança, é fundamental que você acredite que é capaz de atingir o seu objetivo. Você precisa ser o seu maior incentivados. Mas, vale lembrar que além da confiança é preciso se esforçar!

Terceiro passo, esse talvez seja um dos que mais ajuda a aumentar a motivação para estudar. Imagine como será a sua vida depois do seu objetivo alcançado. Pense na sensação de dever cumprido, no que você vai conquistar e se for o caso até nas transformações que o dinheiro que você vai ganhar vai trazer pra sua vida.

O quarto passo é fundamental! Se organize! Crie um cronograma de estudos, quais são as matérias que precisam ser estudas, o número de páginas que precisam ser lidas ou a quantidade de exercícios que precisam ser feitos. Coloque todos esses aspectos no papel e a partir daí distribua o conteúdo, criando metas de estudo, nas horas que você tem disponível para estudar. Lembrando que é de extrema importância incluir lazer e descanso nesse cronograma.

Motivação para estudar para concursos públicos

Se o seu caso é buscar motivação para estudar para concursos públicos, é muito importante você ter em mente que o número de inscritos no processo seletivo não é tão importante assim. Evite pensar na relação de candidatos por vaga durante os seus estudos, isso pode afetar negativamente sua motivação para estudar e não vai trazer nenhum benefício.

Pense que entre os inscritos alguns candidatos não estão igualmente preparados, existem os candidatos que não comparecem, candidatos que não estão em concordância com edital e até os que desistem por acreditar que não tem chances! Então não tome como base para os seus estudos a quantidade de candidatos, combinado!?

A grande vantagem de encarar um concurso público dessa forma é que você reforça a ideia de que a aprovação depende somente de você, do seu estudo, do seu esforço, do seu comprometimento e do seu desempenho na hora da prova. Com essa atitude, a aprovação estará muito mais perto do que você imagina.

E você, está estudando para qual situação? Gostou das dicas de como aumentar a motivação para estudar? Conta aqui nos comentários.