O boleto bancário é um importante documento que representa um título de cobrança pagável em agências bancárias, caixas eletrônicos, homebanking, aplicativos bancários para smartphones e tablets, casas lotéricas, supermercados etc. É um dos sistemas mais práticos e seguros de cobrança. O boleto deve ser pago dentro do prazo de vencimento para evitar multas e juros e precisa ser entendido corretamente pelo consumidor. Contendo vários campos, o documento pode gerar dúvidas como o que é cedente e sacado, por exemplo.

Campos do boleto: cedente e sacado

Um boleto bancário é composto por uma série de campos que traz informações relevantes sobre o pagamento e os envolvidos. Além da data do vencimento e valor da cobrança, o documento traz informações sobre o banco intermediário da cobrança e quem é o cedente e sacado. O sacado é o consumidor que está sendo cobrado e vai efetuar o pagamento.

O campo “Banco” traz o nome e o código da instituição financeira responsável pela cobrança. O banco é contratado pelo cedente para realizar a cobrança do sacado para, logo em seguida, realizar a transferência da importância para a conta do primeiro. E o cedente e o sacado? O cedente é quem emite a cobrança, é quem recebe a quantia cobrada e, em geral, é o titular da conta onde o dinheiro será depositado após o pagamento e transferência. No caso da conta de um aluguel, por exemplo, o cedente é a imobiliária responsável pela cobrança ou o próprio proprietário do imóvel. Além do nome do cedente, que pode ser uma pessoa física ou jurídica, o boleto bancário traz ainda outras informações sobre ele, como o número de sua agência e conta corrente, onde o dinheiro será transferido após o pagamento. O sacado é o consumidor que está sendo cobrado e vai efetuar o pagamento do boleto. Geralmente, o boleto contém o nome e endereço do sacado. Quando pagamos qualquer tipo de boleto, estamos assumindo o papel de sacado. Cedente: quem emite a cobrança e tem direito sobre o crédito do pagamento Sacado: quem paga a cobrança por meio de débito em conta ou pagamento em dinheiro

Outros campos além do cedente e sacado

Além das informações sobre o cedente e o sacado, o boleto bancário traz uma série de outras informações sobre a conta a ser paga. Ele informa sobre locais de pagamento e traz um código de barras para facilitar pagamentos em caixas eletrônicos e aplicativos. O documento traz ainda uma linha digitável com a representação numérica do código de barras. Essa numeração é útil em caso de pagamentos realizados por homebanking ou quando o código de barras está danificado. O boleto tem também um número próprio que serve para que o documento seja identificado no extrato bancário. Em relação ao valor do documento, além do total da cobrança o boleto bancário traz outros campos referentes a possíveis descontos/abatimentos e outras deduções e cobranças de mora/multas por atrasos e outros acréscimos como juros. Gostou das dicas de o que é cedente e sacado?