Os grupos de Whatsapp andaram em evidência nos últimos tempos e sempre são objetos de muitas críticas pelo uso indiscriminado para qualquer assunto e também pela perda de foco com o passar do tempo.

O resultado são vários grupos onde nem sabemos mais porque estamos. Sem contar os famosos grupos da família – quem não tem um – com os bom dia coletivos – e muitas vezes o movimento do dia se resume a isso.

Mas os grupos de Whatsapp podem ser extremamente úteis. Se bem usados:

  • São poderosos facilitadores de comunicação.
  • Nivela o conhecimento de todos a respeito do assunto que é tema do grupo.
  • Permite a interação por meio de mensagens, áudios e vídeos.

Assim que criamos um grupo – e por isso, somo os administradores deles – um dos passos mais importantes é enviar às pessoas o link para que ela possam entrar e participar.  Vamos ver aqui como pegar link de grupo do Whatsapp.

DICAS DE COMO USAR OS GRUPOS NO WHATSAPP SEM “BOM DIA COLETIVO”

As pessoas entendem a importância de criar grupos, e até gostam de participar. Porém, o uso sem critério acaba prejudicando um recurso tão útil. Vamos falar de dicas que podem ajudar a manter um grupo saudável e sem abandonos.

O GRUPO DE WHATSAPP PRECISA SER RELEVANTE

Abrir um grupo apenas porque 5 ou 6 amigos se reencontraram depois de anos, se não houver muito assunto em comum, pode ser um tiro no pé das próprias amizades. Procure criar e sugerir para assuntos em comum que precisem de um envolvimento das pessoas.

Por exemplo, um grupo para organizar passeios de bicicleta: tem uma relevância, e nos períodos entre eventos, as pessoas podem trocar ideias sobre o assunto. Se o assunto tiver uma relevância para todos, são grandes as chances não só do grupo durar, mas crescer e ser interessante.

NÃO CONVIDE INDISCRIMINADAMENTE

Este é um dos erros mais comuns: criar um grupo e convidar sem a certeza de que o assunto interessa a cada pessoa soa como spam e condena o grupo a uma morte rápida. Além de prejudicar a imagem de quem criou.

NÃO FORCE CONTEÚDOS

O grupo não existe para ser movimentado todos os dias, e sim quando for relevante. Obrigar-se ou cobrar que haja informação frequentemente é condenar o grupo a uma debandada. Ninguém quer uma obrigação a mais, além de tantas que já tem.

NÃO FAÇA PROPAGANDA PESSOAL NO GRUPO

Nada pode ser mais inconveniente em um grupo de Whatsapp do que ser convidado para discutir Futebol e receber links de vendas de produtos ou propagandas de participantes.

Exceto se o grupo prever algo, informe que não deve ser feito. O famoso não custa nada tem um preço: o esvaziamento do seu grupo.

COMO PEGAR LINK DO GRUPO DE WHATSAPP

Para pegar o link do grupo de Whatsapp, você precisa ser administrador dele.

  • A partir do grupo criado, clique no nome para ver os seus dados.
  • Deslize a tela até encontra a opção Convidar via link.
  • Ao clicar nela, na tela seguinte o Whatsapp vai informar o link.
  • Na mesma tela você terá a opção de:
    • Copiar o link: para colar em uma postagem de rede social ou em um e-mail.
    • Enviar pelo Whatsapp: você poderá então escolher as pessoas dos seus Contatos para enviar (até o limite de 250 pessoas).
    • Compartilhar o link: é nele que você terá todas as opções para usar o link, desde o próprio Whatsapp até e-mail, redes sociais e até salvar na nuvem (programa que você tiver no seu aparelho).

Os participantes poderão compartilhar o link com outras pessoas que você não convidou, o que pode aumentar bastante o número para além do que você deseja.

Uma dica é enviar todos os convites em um único dia e marcar 1 a 2 dias depois para revogar o link – tirar a validade dele. Desta forma você dá um prazo e evita o excesso de compartilhamentos.