Como os casamentos têm se tornando eventos cada vez maiores e mais luxuosos, os profissionais do setor têm buscado se especializar, fugindo do conceito de faz tudo e dedicando-se a atividades mais específicas.

Apesar de ser uma mudança positiva, isso muitas vezes acaba gerando confusão entre as noivas que não conhecem bem os nomes e funções de cada fornecedor. Por isso, vamos esclarecer e falar sobre as diferenças entre celebrante de casamento, apresentador, mestre de cerimônia, animador e cerimonialista.

Celebrante de casamento

Esse é o profissional responsável pela celebração da cerimônia propriamente dita. Ou seja, conduzindo o momento do rito e a união dos noivos. O celebrante pode ser um Juiz de Paz (que é o magistrado habilitado para realizar o casamento civil), pode ser o líder da religião do casal (padre, pastor, rabino, etc.), pode ser um celebrante profissional sem vínculo religioso (realiza uma celebração, mas sem uma religião específica).

Os celebrantes religiosos, geralmente, seguem um roteiro predefinido pela igreja a que pertencem. Já os celebrantes profissionais (sem vínculo religioso) realizam cerimônias mais personalizadas, de acordo com a personalidade e desejos do caso. Mas, antes de escolher o celebrante lembre-se de que nem todos realizam a cerimônia em diligência, ou seja, fora do cartório ou igreja.

Apresentador

Esse é o profissional responsável por anunciar (ao microfone) os momentos e atrações da recepção do casamento, definidos previamente pelo cerimonial microfone. Porém, esse profissional, na maioria dos casos, tem uma atuação mais informal, que pode ser mais personalizada e marcante. Além de boa voz, boa dicção e leitura, o apresentador deve ser carismático para conquistar os convidados. Alguns apresentadores também atuam como animadores durante a festa.

Mestre de Cerimônia

Esse profissional é uma alternativa ao apresentador, ele também anunciará ao microfone momentos específicos do evento. Porém, enquanto o apresentador atua de maneira mais espontânea e interativa o mestre de cerimônia atua de maneira mais MC se mantém neutra e discreta.

Nos casamentos, ele normalmente atua na recepção do evento, seguindo um roteiro predefinido pelo cerimonial, porém há profissionais que também apoiam a cerimônia, junto do celebrante. O mestre de cerimônia deve ter boa voz, dicção e leitura impecáveis.

Animador

O animador atua durante a festa do casamento, ele incentiva os convidados a participar do evento através de dinâmicas, performances, brincadeiras, coreografias e por aí vai. A animação pode ser conduzida por um profissional ou uma equipe, que de um modo geral, atua em conjunto com os profissionais de música (banda, DJ, etc.). O animador profissional de eventos precisa ter carisma e bom senso, ser alegre e criativo.

Cerimonialista

Um dos profissionais mais importantes! Ele trabalha no dia do evento, cuidando e garantindo a execução de tudo que foi planejado pelos noivos durante o período de organização do evento, os momentos, os protocolos (normas) e até das convenções sociais durante a cerimônia e a recepção. Ou seja, é o responsável por evitar e contornar qualquer problema ou imprevisto. Muitos cerimonialistas também acumulam a função de assessores, ajudando os noivos no planejamento e organização do casamento.

Gostou do texto? Já escolheu qual todos os profissionais para o seu casamento? Conta aqui nos comentários.