Que tal sair do desconhecido e conhecer a fundo todas as inúmeras possibilidades que o seu mercado de atuação pode lhe proporcionar? Se você tem interesse em mergulhar em novas oportunidades então hoje é seu dia de sorte! Vamos lá!

O que são essas tais 5 Forças de Porter?

Lá nos anos 70, Michael Porter criou uma ferramenta dividida em 5 passos, capaz de medir o nível de competitividade de sua empresa dentro do mercado de atuação ao qual ela estava inserida. Agora você vai ter a oportunidade de conhecê-la. Por favor não vá embora!

Só lembrando a você leitor (a) que a disputa por nichos de mercado significa as inúmeras investidas de diversas empresa na busca pela liderança de um segmento.

Para exemplificar: Pense em duas empresas distintas que fabricam celulares, elas irão cada vez mais desenvolver produtos superiores na busca de um superar o outro e dominar esse ramo.

as 5 forças de Porter são estratégias competitivas

Conheça os seus concorrentes e supere-os!

Quem mais atua no mesmo segmento que você? Eles são bons no que fazem? Quais os pontos mais fortes e fracos deles? Caso não tenha as respostas para essas indagações então não deve ter ideia das infinitas possibilidades a sua frente!

Um lutador não sobe ao ringue e simplesmente enfrenta o seu adversário de maneira alheia, ele o estuda, tenta adquirir o máximo de informações possíveis sobre o seu oponente e assim aumentar as suas chances de vencer.

Como você vai descobrir o que a sua empresa precisa melhorar; no que ela se destaca e quais as novas possibilidades que a esperam se você não sabe quem são seus concorrentes?

Sendo assim pesquise seus adversários, você é um lutador do mundo dos negócios e precisa se preparar para o combate em busca do domínio pelo segmento o qual está atuando!

 

Não fique na palma da mão de seus fornecedores!

 

Seus fornecedores conhecem a importância de prestarem serviço a você? Isso se chama agregar valor à sua empresa, torná-la especial perante a todos!

Não fique dependendo de ninguém, mostre aos seus provedores de matéria – prima que a sua empresa tem uma infinidade de outros fornecedores prontos a atendê-la na hora que ela precisar. Se mostre especial, assim você vai estimular competitividade entre eles e consequentemente negociações mais benéficas a você.

Agora, com essa dica lhe será possível criar as suas próprias oportunidades!

 

Tenha O produto e não UM produto!

 

Parabéns a você que chegou até aqui! Agora você vai conhecer a terceira ferramenta das 5 Forças de Porter!

Lembra aquele papo sobre concorrência? Ele se estende também ao seu produto e não só a imagem da sua empresa!

Pense: Você possui o melhor produto do mundo, mas o que acha que vai acontecer quando o seu concorrente chegar com a mercadoria dele que é tão boa quanto sua ou melhor? Vou te dizer: O consumidor não vai pensar duas vezes em aderir ao produto da outra empresa!

Fique de olho nos seus adversários, estude o que eles têm disponibilizado no mercado!

Tenha em mente que sempre é necessário agregar valor ao seu produto, seja melhorando o seu valor, dando mais características a ele ou mudando as já existentes, enfim, seja criativo!

 

Se consolide! Detenha os novos concorrentes!

 

Além dos adversários já existentes você terá de se preocupar com aqueles que estão chegando sendo assim é bom investir pesado em formas de tornar a sua marca mais conhecida e evidente no mercado de consumo ou então vai ser soterrado neste universo competitivo.

O que importa é não deixar a sua marca cair na zona do esquecimento ou então no campo daquelas que são apenas mais uma no mercado!

 

Tenha os consumidores em suas mãos!

 

Quantas vezes já falei sobre agregar valor? Se digo algo várias vezes então tenho o objetivo de enfatizar! 

Os consumidores pensam na sua marca como mais Uma opção ou eles a veem como A melhor alternativa? Se o seu produto for o melhor do mercado garanto que ninguém vai desprezá-lo a ponto de cogitar a ideia de adquirir outro!

Como eu vou fazer isso você se pergunta? Depende! No que você pode melhorar? Seu produto pode evoluir para algo superior? Seu preço, como ele está? Sua empresa está bem visível no mercado? Pense; analise; pesquise, só não fique por aí tentando encontrar a fórmula mágica pois esta não existe!

Capítulo extra: Minha recomendação a você!

A Teoria e a Prática são as bases de todo conhecimento, pois bem, eu lhe apresentei um conteúdo teórico e agora se ele apenas ficar aí na sua mente parado, inerte, então tudo o que eu te ensinei foi inútil. Cabe a você agora buscar a prática: pesquise mais, tente encontrar formas de transformar o conhecimento que eu lhe disponibilizei em algo ainda melhor! Em breve nós veremos novamente