Ei, você aí, já pensou em escrever um post que realmente será visto pelas pessoas e trará mais acesso à sua página?
Para escrever um post de sucesso, é necessário que o seu conteúdo seja verdadeiramente útil para o leitor. Não pense que escrever 10 posts genéricos por semana vai te dar um resultado satisfatório.
Por causa disso, perceba que a qualidade do seu conteúdo vale mais que escrever matérias em quantidade.
Confira essas três dicas que preparamos para você iniciar a sua jornada e, é claro, escrever posts que irão fazer a diferença. No final, teremos ainda uma surpresa, uma dica extra!
DICA 1: PESQUISA SOBRE O TEMA
A primeira coisa a fazer é escolher sobre qual assunto deseja falar. Pesquise por artigos relacionados com o tema que você tem em mente.
O mais importante é descobrir quais tipos de artigos relacionados com o tema costumam ter boa popularidade na internet.
Sempre quando puder, pesquise também por artigos em inglês. O conteúdo internacional sempre possui algo a mais para oferecer.
Mesmo se você não tiver conhecimento da língua inglesa, o Google Tradutor poderá te ajudar um pouco, facilitando o entendimento desses artigos
Mas atenção: não copie os artigos de outras pessoas. Além de ser desrespeitoso com o autor, você também pode não ter bom posicionamento no Google pelo texto copiado.
Veja aqui o que o Google fala a respeito de conteúdo copiado:
DICA 2: DEFINIÇÃO DE TÍTULO
Um título bem elaborado é a porta de entrada para a os leitores conhecerem melhor o seu artigo. Quem nunca clicou em uma matéria por ser atraído pelo título?
Considero essa dica como a mais importante das três. Por este motivo, preste bastante atenção a seguir.
Para escrever um título de sucesso, é necessário que ele seja relevante para os buscadores e atrativo para visitantes.
E com mais esta dica extra (a técnica da cauda longa), ele poderá se tornar ainda melhor.
Então vamos lá!
2.1. Relevância para buscadores
Você quer que a sua matéria fique na primeira posição do Google? Se você respondeu que sim, então precisaremos analisar o nível de dificuldade de acordo com algumas buscas sugeridas.
Apesar desta etapa parecer um pouco demorada, ela faz toda a diferença. Portanto, fique atento nos passos a seguir:
Abra o Google Chrome e siga as orientações abaixo:
Assim como o MozBar, existem outras ferramentas semelhantes, como o SEOquake por exemplo
Acesse agora a página do Google em uma Nova Janela Anônima (ou New Incognito Window), através do atalho (Ctrl + Shift + N) ou clicando no símbolo ao lado direito da barra de endereço, conforme mostra a figura abaixo.
O modo anônimo é importante para que os resultados do Google não sejam influenciados pelas suas buscas anteriores ou por resultados de sua localidade.
Clique no botão do MozBar. Se você conseguiu concluir a instalação do MozBar, você verá um botão com a letra “M” no lado direito da barra de endereços.
É necessário criar um login no site do MOZ para ter acesso a alguns recursos do MozBar. O cadastro é gratuito.
Agora, verifique se a MozBar está ativa. Caso ela esteja exibida, faça uma busca por possíveis títulos para a sua matéria. Vou dar um exemplo de 5 títulos que havíamos pensado para este artigo:
- dicas para escrever um post de sucesso
- dicas para escrever um post perfeito
- dicas para escrever um post para blog
- dicas para escrever um post
- dicas para escrever melhor
Se você não tiver boas ideias de títulos, perceba que o Google propõe algumas pesquisas relacionadas ao final da página. Elas te ajudarão bastante. Veja um exemplo na imagem abaixo.
Outra dica importante é acessar o Google Trends (https://www.google.com.br/trends/) e conferir se o termo que você gostaria de utilizar possui uma quantidade significativa de buscas.
Assim quando já tiver algumas ideias de títulos definidos, observe como os resultados serão exibidos. Recomendamos anotar os resultados em uma tabela de Excel, juntamente com os dados que serão apresentados a seguir:
Clique no botão verde “Get Keyword Dificulty” e anote o percentual de dificuldade exibido. Para cada busca de título, será exibido um percentual diferente. Anote todos os resultados na sua tabela do Excel.
Observe agora a barra preta logo abaixo do primeiro resultado. Anote os seguintes dados exibidos:
– PA (Page Authority ou Autoridade da Página)
– DA (Domain Authority ou Autoridade do Domínio)
– Links apontando para a página
– RDs (Root Domains ou Domínios Apontando para a página)
Vamos explicar rapidamente o que cada item significa:
– PA: é uma pontuação de uma página específica, que varia entre 0 (pior) a 100 (melhor).
– DA: é uma pontuação do site inteiro (domínio), que varia entre 0 (pior) a 100 (melhor).
– Links: quantidade de links que apontam para a página, sendo do mesmo site ou de outros sites.
– RDs: é a quantidade de sites que fazem links com a página.
Como estamos fazendo uma análise de concorrência, é importante dizer que, quanto maior esses números serão, mais difícil será de ultrapassá-los.
Agora, acesse o site Keyword Planner do Google (https://adwords.google.com/KeywordPlanner) e teste os títulos sugeridos por quantidade de pesquisas mensais. Neste caso, quanto maior o número de pesquisas, melhor será para a sua página.
Veja abaixo como ficarão todos os resultados na planilha de Excel:
Analisando os resultados, escolhemos o título “dicas para escrever um post de sucesso”.
Talvez seja difícil alcançar a primeira posição do Google por conta da pontuação elevada de PA e DA do concorrente, mas se você conseguir aparecer pelo menos na primeira página do Google, você já terá muitos acessos, por conta do volume de pesquisas mensais (12.790).
Observe também que o nível de dificuldade é o menor (19%).
2.2. Atraindo visitantes
Agora que já definimos um termo relevante para o Google, será necessário atrair visitantes.
Não pense que você vai chamar a atenção das pessoas somente com esse título, que é útil somente para buscadores. É necessário que o seu título desperte a curiosidade das pessoas. Você precisa que as pessoas cliquem em sua matéria.
O seu título precisa despertar curiosidade suficiente para o leitor clicar imediatamente. Caso contrário, esqueça, pois ele não vai deixar para clicar depois.
Veja abaixo algumas dicas de títulos que são quase impossíveis de ser ignorados:
a. Apresente uma opinião pessoal (positiva ou negativa) sobre determinado assunto
Todo leitor deseja ter uma relação próxima com o blogueiro. Quando você apresenta uma opinião pessoal sobre determinado assunto, você cria a oportunidade das pessoas te conhecerem melhor. Tome cuidado com assuntos polêmicos, isso pode destruir a sua reputação.
Exemplos de títulos:
– Como o meu blog me ajuda financeiramente
– Motivos que eu não escrevo matérias sem pesquisar
– Porque eu acredito que é possível lucrar com a internet
b. Faça uma comparação entre concorrentes e “revele segredos de sucesso”
Quem é o melhor? Observe que, quando você compara resultados, o leitor entende com mais clareza o que é dá certo e o que dá errado. Perceba também que as palavras “revelar” e “segredo” possuem um enorme potencial de atrair a atenção das pessoas.
Exemplos de títulos:
– Conheça as redes sociais mais utilizadas para Marketing Digital
– O segredo do sucesso do Blog X revelado
– Smartphone 1 versus Smartphone 2: qual é o melhor?
c. Utilize números e listas
Quando você enumera suas ideias para escrever um post de sucesso o leitor percebe que o seu artigo será simples de entender. Você pode criar listas para vários tipos de matérias. Crie um passo-a-passo ou um ranking Top 10, por exemplo. A utilização de números também transmite ao leitor a ideia de objetividade.
Exemplos de títulos:
– Os 10 melhores filmes do ano
– 7 passos para uma carreira de sucesso
– Como perder 2 quilos em uma semana
d. Crie um senso de urgência para o leitor
Existem palavras que criam um senso de urgência, como agora, hoje, já, garantido, você, entre outras. Mas atenção, não abuse no uso dessas palavras. Outra dica importante: não prometa o que você não pode cumprir. Isso pode comprometer a reputação do seu post e consequentemente do seu blog.
Exemplos de títulos:
– Como desenvolver hoje mesmo o seu projeto inovador
– Conheça agora os melhores blogs sobre gastronomia
– A fórmula para você iniciar o seu negócio do zero
Caso consiga, você pode mesclar essas técnicas também. Isso poderá causar um impacto ainda maior no seu título.
2.3. A cauda longa
O que é a cauda longa? Segundo o Wikipédia, a cauda longa “é um termo utilizado para identificar distribuições de dados. Quando comparada a uma distribuição normal, a cauda longa apresenta uma quantidade muito maior de dados ao longo da cauda.”
Mas o que isso tem a ver com um título de um artigo? Perceba que, cada mais palavras o seu título tiver, maior será a chance do seu post aparecer nas buscas do Google.
Mas atenção: é recomendado que o seu título não possua mais de 55 caracteres (os espaços entre as palavras também contam). Caso contrário, além do seu título aparecer incompleto nas buscas, o seu artigo terá pouca relevância.
Atenção na ordem das palavras: as primeiras palavras têm maior relevância que as últimas. O número de palavras também tem relevância: quanto menos palavras, maior é a importância delas.
Aí você vai dizer: se eu usar poucas palavras, o meu título terá mais relevância para o Google e eu não preciso utilizar a técnica da cauda longa.
Certo? Pode ser que sim, pode ser que não.
Vejo que o mais importante é buscar um equilíbrio com as palavras certas e o número de palavras suficientes para que você possa concorrer a uma quantidade relevante de resultados no Google.
Além disso, é melhor concorrer com vários resultados de pouca relevância do que com um só resultado, que talvez você ainda não consiga chegar à primeira página.
DICA 3: ESTRUTURAÇÃO DO CONTEÚDO
3.1. Estruturando seu artigo
Depois de ter pesquisado sobre o tema, na dica número 1, imagino que você já tenha feito as suas anotações.
Agora o que você mais precisará é organizar a matéria. Comece imaginando o seu conteúdo estruturado.
Se você tiver a necessidade de fazer anotações, desenhe fluxogramas ou crie uma lista para organizar suas ideias. Caso fique muito grande, divida por seções. Para referência, veja abaixo o fluxograma criado para este artigo:
3.2. Escreva o conteúdo
Está pronto para iniciar a sua matéria? Antes de escrever, tenha sempre em mente quem será o seu público-alvo. É hora de arregaçar as mangas e começar a escrever.
Existem alguns estudos na internet dizendo que para uma matéria ter relevância no Google, é preciso que ela possua o mínimo de 2.000 palavras.
Apesar desses estudos não serem 100% comprovados, acho que uma matéria melhor com mais conteúdo de qualidade a oferecer desperta mais interesse dos leitores.
O mais importante é que o conteúdo tenha qualidade. As pessoas gostam de ler artigos que lhes possam ser úteis. Por isso, se você não tiver algo valioso para transmitir, não adianta ficar enchendo linguiça.
3.3. Como iniciar o texto
Para iniciar o texto, você precisa despertar a curiosidade das pessoas. Precisa convencê-las que ler o seu artigo irá valer a pena para elas. Veja abaixo algumas dicas de como iniciar uma matéria:
a. Faça uma comparação
Compare ou faça uma semelhança entre duas coisas. Isso despertará a atenção do leitor em descobrir como que você chegou a esse raciocínio.
b. Escreva uma frase polêmica
Aqui, o objetivo é causar impacto. Mesmo que você desminta essa frase logo a seguir, o importante é manter a atenção do leitor. Mas tome cuidado com a sua frase polêmica!
c. Use estatísticas
Essa técnica costuma ser bastante utilizada no jornalismo para escrever um post de sucesso. Ela garante uma boa dose de informação. Mas atenção: certifique-se de que essas informações são de fontes confiáveis.
d. Cite uma frase
Pode ser um ditado popular, um provérbio, uma frase de um pensador ou até mesmo um trecho de alguma história. O mais importante é que essa citação seja uma base inicial para o seu conteúdo.
e. Faça uma pergunta
Você fará com que o leitor busque por essa resposta em seu artigo.
3.4. Clareza e objetividade
Hoje em dia, existe cada vez mais uma preocupação com a clareza e com a objetividade do conteúdo a ser passado para o leitor.
Portanto, uma técnica que está sendo muito utilizada por blogueiros profissionais é de escrever seus artigos em parágrafos curtos e objetivos. Mesmo um artigo ser grande, o leitor terá a sensação de que o texto é leve.
O uso da linguagem coloquial é importante para que o leitor entenda perfeitamente o que está sendo transmitido. É muito ruim ler um artigo que mais parece uma tese de doutorado, não é mesmo?
Marque em negrito as informações de impacto. O leitor vai se sentir atraído por elas para continuar a leitura.
Quando necessário, crie listas ou citações. Isso serve para tornar a sua matéria mais dinâmica. Mas atenção: esses elementos servem para enriquecer o seu tema, portanto, não mude o foco do assunto.
3.5. Revisão e inclusão de Palavras-chave
Após escrever toda a sua matéria, releia ela e comece a buscar por palavras-chave.
As palavras-chave são, em sua maioria, as palavras que você utilizou no título da matéria. Cada mais palavras-chave você encontrar no Post, mais chances de seu artigo ter relevância para o Google.
Por essa razão, tente incluir algumas dessas palavras-chave em locais oportunos no seu post.
3.6. Uso de imagens
Considero as imagens tão importantes quanto o título do post. Uma imagem de impacto no título de sua matéria pode fazer toda a diferença para que alguém clique nela.
O uso de imagens no corpo do seu artigo também funciona dessa maneira. Elas dão um respiro ao leitor e criam uma identidade para cada item. Utilize-as para quebrar os itens principais do seu post.
Mais uma dica sobre as imagens: é importante que elas estejam compactadas para melhorar a velocidade de abertura de sua página. Esta dica serve não só para as imagens do seu artigo, mas também de todo o seu blog.
Indico um site muito útil para compactar suas imagens: https://tinypng.com/
A minha última dica sobre imagens é a seguinte: evite utilizar imagens já “carimbadas” do Google. Baixe fotos de um Banco de Imagens profissional. Caso não possa pagar, existem bancos de imagens gratuitos na internet.
E o mais importante: não distorça ou estique as suas imagens. Mesmo utilizando imagens profissionais, as pessoas terão uma impressão de que o seu blog é amador.
DICA EXTRA (4): SEO E DIVULGAÇÃO
Considero essas dicas extras como o pulo do gato para quem ainda não ouviu falar ou ainda não sabe o que é SEO. Vou colocar abaixo uma breve citação sobre o que o Wikipédia diz a respeito:
“O termo SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Pesquisa é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais.”
Algumas dessas estratégias já foram informadas ao longo desse artigo. Essas outras servirão para complementar na nossa estratégia de ter um post de sucesso. Apesar de serem complementares, elas fazem toda a diferença.
4.1. Título na barra de endereços
Ao publicar o artigo, certifique-se que o título do post se repete inteiro na barra de endereços. Isso reforça as palavras-chave que você quer destacar para o Google.
4.2. Atributos H1, H2, H3, H4, H5 e H6
É importante que os títulos, subtítulos e textos em destaque sejam categorizados por esses atributos. Inicie com os de maior importância com o H1 (maiores) e tente, se possível, adicional até o H6 (menores) em seu artigo.
Inclua algumas palavras-chave utilizadas no título nesses atributos. Isso também reforçará a importância do seu artigo para o Google.
4.3. Use links internos e externos
Além de você poder promover a sua página com links internos (direcionados para o seu site), os links externos também se fazem importantes para apresentar ao leitor uma informação complementar.
Além disso, o Google reconhece o uso de links externos como uma prática positiva e considera a qualidade dos links na hora de posicionar seu site em pesquisas.
4.4. Usar as tags “alt” e “title” em imagens
Esta dica é para quem entende um pouco de HTML. É importante informar esses atributos em todas as imagens que forem usadas em seu artigo.
m e divulgação
Se você pesquisar sobre este assunto na internet, verá muita gente dizendo muita coisa diferente. Por ler tantas coisas diferentes, concluo que os melhores horários para postar o seu artigo e fazer a divulgação são: das 12h às 14h e das 18h às 21h.
4.6. Divulgação:
Cada um possui a sua estratégia de divulgação. Vou contar para vocês a minha estratégia. Não é a mais completa, mas acredito ter obtido bons resultados com ela:
Facebook: além da divulgação na linha do tempo, é importante expandir a divulgação em grupos relacionados ao tema escolhido. A divulgação em grupos costuma dar um resultado ainda melhor. Além do link para a matéria, crie também hashtags para impulsionar ainda mais.
Twitter: promova o seu artigo no microblog utilizando uma imagem para destacar. Mencione pessoas influentes do assunto relacionado para visualizar (ou quem sabe compartilhar) o seu artigo. Para encontrar essas pessoas, utilize essa ferramenta que encontra essas pessoas por palavra-chave: https://moz.com/followerwonk/bio
Linkedin: você pode até divulgar o seu artigo na linha do tempo, mas o Linkedin possui um diferencial. Ela possui uma ferramenta específica para você publicar seus artigos. Caso ele se torne popular, você terá muitos acessos vindos do Linkedin para escrever um post de sucesso.
E-mail Marketing: apesar de não parecer, muita gente clica nos artigos que recebem por e-mail por acharem úteis. Por outro lado, as pessoas odeiam spam. Por esta razão, nunca deixe de fazer e-mail Marketing com uma ferramenta certa, dando sempre para o usuário a opção de cancelar assinatura (unsubscribe). Uma boa dica para o e-mail MKT é escrever no campo “assunto” algo bem criativo e que desperte a curiosidade das pessoas.
DiHITT: para quem ainda não conhece, o DiHitt é uma espécie de Rede Social de blogueiros. Ele já foi muito conhecido como um agregador de notícias, mas eu o considero como uma Rede Social. Você pode publicar o seu artigo lá e, caso ele se torne popular, você terá muitos acessos vindo dele.
Yahoo Respostas: por fim, costumo buscar por perguntas relacionadas ao meu conteúdo e oferecer como solução o link do meu artigo. Apesar de dar um pouco de trabalho, fazer uma boa divulgação no Yahoo Respostas trará muitos acessos de leitores realmente interessados em seu conteúdo.
RESUMO
Agora é hora de postar o seu artigo! Mas antes de publicá-lo, faça as seguintes perguntas:
TÍTULO
- O título escolhido é relevante para ficar na primeira página do Google?
- O título desperta a curiosidade dos leitores?
- Foi utilizada a técnica da cauda longa no título?
- O meu título possui até 55 caracteres (incluindo os espaços entre as palavras)?
- O título da matéria aparece inteiro na barra de endereços?
CONTEÚDO
- A matéria possui o número mínimo de palavras (2.000 palavras)?
- O texto foi iniciado com um parágrafo ou frase impactante?
- Os parágrafos são curtos e objetivos?
- A linguagem é fácil de ser compreendida?
- A matéria possui itens em negrito?
- Foram utilizadas listas e/ou citações para enriquecer o conteúdo?
- O artigo foi revisado?
- Foram incluídas as palavras-chave por diversas vezes no corpo do texto?
IMAGENS
- Foi utilizada uma imagem de impacto no título do seu post?
- Foram utilizadas imagens nos tópicos principais?
- As imagens estão compactadas?
- As imagens foram baixadas de um banco de imagem?
- As imagens não estão distorcidas?
EXTRA: SEO E DIVULGAÇÃO
- O título na barra de endereços possui as palavras-chave do título do seu post?
- A matéria possui os atributos H1, H2, H3, H4, H5 e H6?
- A matéria possui palavras-chave nos atributos H1, H2, H3, H4, H5 e H6?
- A matéria possui links internos e externos?
- As imagens possuem as tags “alt” e “title”?
- A publicação e a divulgação serão feitas das 12h às 14h ou das 18h às 21h?
- Onde a matéria será divulgada?
- Facebook (divulgar na linha do tempo e em grupos relacionados);
- Twitter (mencionar pessoas influentes sobre o assunto);
- Linkedin (incluir a matéria na ferramenta de artigos);
- Google+ (não deixe essa rede social de lado);
- E-mail Marketing (não faça spam e seja criativo no campo “assunto”);
- DiHITT (torne a sua notícia um destaque);
- Yahoo Respostas (tenha leitores interessados no assunto).
CONCLUSÃO
As técnicas são muitas e algumas delas não são tão simples assim. Você pode colocar todas essas dicas em prática, mas o seu post somente será um sucesso se você escrever algo que as pessoas realmente gostem e que lhes possam ser útil. Isso sim faz toda a diferença.