Marketing de relacionamento é uma estratégia que ajuda a fidelizar clientes, pois é capaz de reforçar uma relação de proximidade, oferecendo benefícios que aumentam a satisfação e o sucesso dos clientes.
É cada vez maior a quantidade de empresas que começaram a se importar com o marketing e por conta disso conquistaram um espaço maior, tornando-se verdadeiras líderes em seu segmento de atuação.
Isso é uma vitória porque a concorrência entre negócios do mesmo setor é cada vez mais acirrada, afinal, o cliente pode comprar os mesmos produtos e serviços com marcas diferentes.
Se uma pessoa precisa comprar, por exemplo, um aparelho celular, pode fazer isso em lojas físicas ou digitais de diferentes marcas. É por isso que as companhias precisam estabelecer um relacionamento com os consumidores.
Isso fez com que conquistar o cliente e fazer com que o comprador se torne fiel à marca são desafios cada vez maiores, mas que precisam ser superados para que o negócio sobreviva.
É necessário compreender a importância do marketing de relacionamento, os benefícios que ele oferece e aprender como aplicá-lo do jeito certo, assim, fica muito mais fácil fazer boas vendas.
Importância do marketing de relacionamento
Muitas organizações, dos mais variados portes e segmentos, sentem muitas dificuldades para reter e fidelizar clientes. Tampouco elas conseguem expandir os produtos e serviços que vendem para as pessoas.
Isso já mostra a importância de desenvolver um plano bem estruturado, por meio de planejamento estratégico, para que seja possível entender a importância da cultura de fidelização.
Por meio dessas ações, as clínicas ginecológicas desenvolvem um comportamento de excelência no atendimento em todos os seus setores, tendo em vista que a relação entre empresa e cliente acontece desde o primeiro contato.
Se todos os setores estiverem focados na mesma cultura, a marca vai conseguir atrair o consumidor e nutri-lo desde o dia em que conhece a marca até o momento da compra.
Benefícios do marketing de relacionamento
Investir em marketing de relacionamento traz uma série de benefícios para as empresas, e os que mais atraem os negócios são:
- Fideliza os clientes;
- Aumenta a satisfação;
- Traz melhorias;
- Aumenta a credibilidade;
- Aumenta as vendas.
Um dos maiores benefícios do marketing de relacionamento é a fidelização de clientes, depois as pessoas se apegam à marca. Isso se deve a estratégias empregadas em um modelo de interação que se baseia em conteúdos.
O público se sente especial e percebe que suas necessidades são atendidas, e isso os aproxima da corporação.
Ao longo do tempo, a empresa vai criar uma conexão e fazer com que os clientes defendam os seus valores e continuem comprando com ela.
Trabalhando dessa forma, uma empresa de aluguel de ônibus pode conquistar verdadeiros fãs que vão recomendar seus produtos de maneira espontânea.
Só que além de fidelizar os clientes, a companhia consegue aumentar seu nível de satisfação. Até mesmo aquela pessoa que não compra sempre com a marca vai consumir os produtos quando quiser algo que a empresa vende.
É um tipo de estratégia que ajuda a criar conteúdo personalizado e o cliente consegue ter suas necessidades atendidas.
Outro benefício do marketing de relacionamento são os feedbacks, pois os consumidores recebem mensagens personalizadas e segmentadas que os aproximam da marca.
Eles sentem essa proximidade e passam a confiar mais nela, por essa razão, também conseguem expressar suas opiniões. A companhia vai receber seu feedback e com isso compreender o que há de ruim ou bom e o que pode ser melhorado.
Trabalhar essa conexão entre as partes é uma maneira de aperfeiçoar os produtos e serviços. Como resultado, a marca consegue mais credibilidade perante os clientes.
Por meio dele, uma empresa especializada em aluguel de porcelana para festa se torna referência e autoridade naquilo que faz.
Por fim, por conta dessa maior aproximação, melhora das entregas e construção de credibilidade, é natural que o negócio aumente suas vendas.
Ter clientes satisfeitos é imprescindível porque eles recomendam a marca, além do mais, passam a preferir comprar com ela quando precisarem de alguma solução que ofereça, e é isso que faz as vendas aumentarem.
Como fazer marketing de relacionamento?
Para aplicar o marketing de relacionamento e aproveitar todos os benefícios que ele oferece, é necessário seguir um passo a passo:
Ajustar a cultura do negócio
Antes mesmo de planejar o marketing de relacionamento, é necessário desenvolver uma cultura empresarial voltada para a qualidade do atendimento ao cliente.
Os colaboradores precisam ser orientados quanto a isso e entender que um atendimento de qualidade não acontece apenas durante a venda, mas principalmente no pós-venda.
Fazer esse ajuste é essencial para que todos os profissionais se sintam responsáveis pelo sucesso dos clientes, independentemente da função que exercem dentro da corporação.
Uma confecção de uniformes de futebol personalizados femininos deve garantir um bom atendimento, mesmo depois que o cliente já comprou, pois é isso que vai ajudar a criar um relacionamento com ele ao longo do tempo.
Saber quem são os clientes mais importantes
O marketing de relacionamento só vai funcionar se a empresa tiver um banco de dados atualizado com as informações sobre as pessoas mais importantes que compram com ela e que precisam participar de um programa de relacionamento.
Com os dados atualizados, fica mais fácil verificar quem são os clientes com faturamento maior e quais compram frequentemente com a marca. Eles serão priorizados durante a implantação do marketing de relacionamento.
A organização vai entrar em contato para informar sobre promoções que possam ser do interesse deles, tendo como base as compras anteriores.
Uma loja de chuveiro elétrico inox pode enviar um e-mail para parabenizar os clientes em seu aniversário ou até mesmo para desejar boas festas no fim do ano.
Outra recomendação é fazer pesquisas com esses clientes para avaliar a percepção que eles têm sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
Também é interessante oferecer brindes e outras vantagens que façam as pessoas continuar comprando com a empresa.
Definir benefícios
As informações coletadas anteriormente vão servir como base e entender por que as pessoas compram com o negócio.
Também é muito importante ter uma noção exata do que os clientes querem, pois é assim que a companhia vai definir premiações que eles realmente gostam.
Criar um sistema de pontuação
O sistema de pontuação é uma estratégia que só funciona se tiver regras claras e determinar o que precisa ser feito para que os clientes recebam os benefícios.
Com isso, uma confecção de medalhas personalizadas garante que seus clientes realmente ofereçam algum retorno para receber a bonificação.
Várias ferramentas podem ajudar nesse processo e controlar a campanha de marketing de relacionamento. Elas acompanham as ações realizadas pelos clientes e oferece uma pontuação.
Mas se a companhia quiser, também pode sugerir informações específicas para seus clientes, algo que ajuda a alcançar objetivos específicos e motivar compradores fiéis.
Trabalhar o marketing de defensores
O objetivo do marketing de relacionamento é fidelizar os clientes e transformá-los em defensores da marca. São aqueles consumidores que gostam da empresa e recomendam suas soluções para amigos e familiares.
É uma situação que pode acontecer em diferentes momentos, por exemplo, durante uma conversa, compartilhamento nas redes sociais, avaliações online, depoimentos e indicações.
Uma empresa de manutenção de empilhadeira que recebe boas avaliações no Google e é frequentemente recomendada por seus clientes tem mais facilidade para influenciar a decisão de compra.
Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 88% dos consumidores na América Latina preferem confiar em recomendações de amigos e conhecidos, quando desejam ou precisam comprar um produto ou serviço.
Trata-se de uma fonte extremamente confiável, muito mais do que qualquer anúncio, propaganda, conteúdo, entre outras estratégias de marketing.
O marketing de defensores ajuda a identificar quem são os clientes mais satisfeitos, promove o engajamento e esse estimula essas pessoas a realizarem ações que beneficiam a marca.
Uma lavanderia de roupa pode investir nessa ação tranquilamente porque nos Estados Unidos na Europa já é considerada como uma verdadeira evolução do marketing de relacionamento.
Variar os canais de atendimento
Outra coisa muito importante para potencializar o marketing de relacionamento é disponibilizar diferentes canais de atendimento.
Hoje em dia, as pessoas podem entrar em contato com as empresas por meio de diferentes canais, como telefone, WhatsApp, e-mail, entre outras possibilidades, e a empresa precisa estar em todos eles.
Isso mostra que ela se preocupa com a comunicação e que está sempre disponível para conversar com as pessoas.
Considerações finais
O marketing de relacionamento é uma estratégia muito importante para qualquer negócio que queira melhorar sua relação com os clientes, fidelizá-los e fazer com que voltem a comprar mais vezes.
Com as dicas mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil colocar a estratégia em prática e aproveitar todos os seus benefícios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.