Os sintomas parvovirose canina podem causar muito desconforto e fragilizar o seu pet. Para lidar com esse tipo de infecção e evitar que os malefícios que ela pode causar atinjam o seu amiguinho de quatro patas, se faz necessário estar ciente sobre seus sinais e entender a melhor forma de agir se eles forem identificados.
Claro que, em algumas raças, há mais suscetibilidade a esse tipo de infecção, mas ainda assim tutores de cães de todas as raças precisam ficar atentos, pois mesmo que a possibilidade seja menor, seus bichinhos ainda podem ser vítimas desta doença.
Veja com a DrogaVET quais os sinais e sintomas, como agir ao notá-los e mais informações essenciais sobre a parvovirose canina a seguir!
O que é a parvovirose canina?
Conhecida também pela denominação “Parvo”, a parvovirose canina é uma infecção de natureza viral. O responsável por ela é o Parvovírus, um dos menores da natureza, que costuma acometer com mais frequência os filhotes além de algumas raças como Dobermans, Rottweilers, Pinchers e cães de raças nórdicas.
Outras vítimas que têm mais chances de ser fatais para o vírus são os cãezinhos idosos, que tendem a ter o sistema imune mais fragilizado e, por isso, sofrem mais para combatê-lo. Apesar disso, qualquer cachorro, independente da raça, pode ser acometido por esse quadro viral que, se não for tratado corretamente, pode levar a óbito.
Como o cachorro fica quando está com parvovirose?
Quando infectado, o bichinho começa a apresentar os sintomas parvovirose, sendo comumente notado primeiro a diarréia com presença de sangue. Portanto, esse sinal sempre deve ser levado a sério e, caso você note que seu amiguinho tem sangue nas fezes, contate o veterinário prontamente.
Além desse sintoma, o cãozinho pode apresentar junto com outros sintomas parvovirose canina, vômitos, sentir-se abatido e fadigado, assim como também pode conseguir alimentar-se como de costume. Esses sintomas costumam acarretar perda de peso e, devido aos danos causados pelo vírus, o animalzinho costuma ficar apático, prostrado num canto e bem quietinho.
Como tratar cães com parvovirose?
A primeira atitude a ser tomada é levar seu amigo ao veterinário, afinal, eles conduzirão o tratamento da melhor maneira para cada caso. Nos quadros de parvovirose, devido a perda de líquido nos vômitos e diarréias, os cães desidratam rapidamente. Por isso, pode ser necessária a infusão de líquidos para reposição de fluidos.
Isso é muito importante, afinal, a desidratação põe o animalzinho em risco de óbito. Além disso, são administradas medicações que irão combater o vômito, bem como controlar a diarreia, com o objetivo de que a desidratação não seja agravada. O parvovírus também pode danificar a medula óssea em determinadas situações e, nesses casos, os tratamentos infelizmente não conseguem salvar o cãozinho.
Como evitar a doença?
Por ser um vírus comum e bastante resistente, é preciso ter atenção extra aos locais que o seu amiguinho frequenta e manter a higienização dos espaços bem feita. Para áreas internas, recomenda-se limpar com lixívia quaisquer ambientes com suspeita de acesso a animais infectados.
Nas áreas externas é importante evitar o contato do seu amiguinho com as fezes de outros animais, pois é através delas que o vírus se propaga após se multiplicar no trato intestinal de um canino infectado. Além disso, o parvo pode sobreviver por até seis meses fora do hospedeiro e se torna quase impossível eliminá-lo do ambiente, sobretudo em solo.
Manter o animal bem cuidado e com imunidade alta também ajuda a evitar doenças e a DrogaVET pode te ajudar com isso. Os diversos produtos desenvolvidos por essa incrível e pioneira farmácia de manipulação voltada para o ramo veterinário podem cuidar do seu amiguinho e manter sua saúde em dia, além de serem fáceis de administrar.
Tem alguma vacina que combate a parvovirose canina?
De forma direta, sim! De fato, há uma vacina contra a parvovirose e que, na verdade, está entre outras medicações voltadas a combater diferentes infecções. É uma vacina polivalente, comumente administrada no filhote entre os primeiros 4 meses de vida. Assim, se o tutor seguir a recomendação veterinária, é provável que o seu amigo esteja mais protegido contra essa e outras doenças.
Os animais precisam ser bem cuidados, tanto para não sofrer com os sintomas parvovirose canina, como para que simplesmente tenham uma vida plena e feliz. Para manter seu amiguinho saudável e forte, conte com a DrogaVET, especialista em itens de saúde para o seu cãozinho, que integra a praticidade de um tratamento divertido e descomplicado aos seus produtos.