A higiene bucal é um dos principais pilares quando o assunto é saúde bucal. Isso porque a falta de higiene é a principal responsável por uma série de problemas e doenças na boca, já que, quando não limpamos os tecidos da boca, os restos de alimentos acabam potencializando a ação de bactérias, causadoras das doenças odontológicas.
Além disso, a falta de higiene também é responsável por incômodos como o mau hálito, cáries e, até mesmo, questões periodontais, problemas esse que levam a sérias consequências, como é o caso de doenças que levam a necessidade de extração dos dentes, ou, em casos mais graves, a queda deles.
Portanto, para que não seja preciso se preocupar com a necessidade de realizar uma cirurgia de extração, como a cirurgia para extrair dente siso, por exemplo, e evitar problemas e doenças bucais, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da importância da higiene bucal, que além de ser diária precisa ser feita da maneira correta.
Qual a importância da higiene periodontal
Em primeiro lugar é importante saber que para ter um sorriso saudável e bonito é preciso realizar algumas tarefas que são essenciais, que envolvem um cuidado não só com os dentes em si, mas também com os outros tecidos bucais que são extremamente importantes, como a gengiva.
Isso porque, a gengiva é o principal tecido que garante não só a sustentação dos dentes, mas também protegem áreas mais sensíveis e importantes das dentições, como é o caso da raiz da arcada dentária.
Vale a pena destacar que as bactérias desenvolvidas por má higiene podem atacar a gengiva, como é o caso da periodontite.
A periodontite por sua vez, que apesar de poder ser facilmente tratada através de consultas com o dentista ou acompanhamento em um odontopediatria infantil, começa com uma gengivite, causada por falta de higiene na gengiva, ou seja, falta de uso do fio dental que é um ítem importante na higienização bucal diária.
Dessa forma, cuidar da higiene é a melhor maneira para prevenir doenças e evitar riscos que possam fragilizar os dentes e causar grandes desconfortos, já que a saúde bucal vai muito além da estética, pois ela garante uma maior qualidade de vida, já que promove a capacidade de ter uma boa alimentação.
Além disso, a saúde bucal também é um fator importante para uma boa saúde mental, já que a conquista de um sorriso estético, mesmo após a realização de uma cirurgia mandibular atm, valoriza a autoestima da pessoa, questão importante para ter uma saúde mental em dia.
Como a saúde bucal ajuda no processo de prevenção
Assim como já mencionado anteriormente, a higiene bucal é um fator central na prevenção de doenças bucais. Ou seja, isso significa que não adianta fazer acompanhamentos regulares ao dentista e se alimentar de forma correta, se você não faz a devida higiene dos tecidos bucais.
Isso porque, o principal fator que causa essas doenças é justamente os restos de alimentos nos tecidos bucais que potencializa a ação das bactérias presentes na boca, que por sua vez vão causar diversas inflamações e afetar de forma cada vez mais profunda os dentes e a gengiva.
Leia a seguir algumas das principais doenças bucais que são causadas por falta de higiene bucal, independentemente da idade, até mesmo em pessoas que realizaram uma cirurgia maxilar atm:
- Cáries;
- Aftas;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Endocardite bacteriana.
A principal ferramenta para prevenção de doenças bucais é procurar identificar e tratar desde o princípio, sendo assim fundamental as consultas periódicas com dentistas.
Quais ações podemos tomar para evitar problemas bucais?
Confira algumas dicas de como manter uma boa higiene bucal em dia para evitar doenças bucais e a necessidade de tratamentos mais ofensivos, como é o caso da realização de uma cirurgia de extração de siso por cáries ou placas bacterianas:
Utilize o fio dental regularmente
Não deixe de usar o fio dental todos os dias, junto com a devida escovação dos dentes para garantir a limpeza das gengivas
Escove bem os dentes
Além de escovar os dentes após todas as refeições, usando uma escova apropriada, certifique-se de que você não escovará os dentes de maneira muito forte para evitar o desgaste do esmalte dentário.
Vá ao dentista regularmente para fazer a limpeza profissional
Além de escovar os dentes e usar fio dental, é importante ir ao dentista para realizar a limpeza profissional que é mais completa, podendo remover todas as placas e impurezas que não são totalmente eliminadas na higienização em casa.