Amor, higiene e consultas regulares mantêm os cãezinhos saltitantes e livres das incômodas pulgas
Pulgas podem ser muito incômodas para os cães. Quando eles são filhotes, ainda na ninhada, é normal que lidem com o parasita, mas se a infestação retorna depois que ele já está em sua casa, você deve estar preparado para resolver o problema.
Como se livrar das temidas pulgas? Será que um banho e um comprimido Nexgard antipulgas resolvem?
Confira abaixo o que fazer para controlar e prevenir a infestação e deixar seu cãozinho sempre saudável e alegre!
Aposte nas coleiras e sprays
Coleiras e sprays antipulgas são recomendados para cães que passeiam. Como eles têm contato com outros ambientes e animais, podem acabar voltando com pulgas.
Converse com o veterinário e saiba qual a melhor coleira ou spray para aplicar nos pelos do seu pet. Se ele não gosta de coleiras no pescoço, o spray antes de sair para o passeio já irá ajudar muito.
Dê banhos regulares
Os banhos também ajudam na prevenção das pulgas e, se a infestação já aconteceu, podem ser dados com produtos específicos que combatem os insetos.
Shampoo e sabonete antipulgas são ótimos para o pelo e a pele do animal, mas devem ser sempre recomendados pelo veterinário.
Após o banho, seque bem seu companheiro com uma toalha e, se puder, deixe-o tomar um pouco de sol. Enquanto o penteia, aproveite para tirar as pulgas mortas e as sobreviventes após o banho.
Cuide da limpeza da casa e do cantinho dele
Não adianta eliminar as pulgas do animal e não cuidar da infestação na casa ou nas coisas dele. Vai dar um banho?
Aproveite e coloque todos os cobertores e caminhas do seu cão para lavar. Faça o mesmo com os brinquedos.
Além disso, limpe bem o espaço em que ele fica e a sua casa.
Se necessário, aplique um produto antipulgas próprio para ambientes, mas mantenha seu pet longe dali por algumas horas.
Invista no comprimido antipulgas
Os comprimidos antipulgas são ótimos aliados para eliminar os insetos mais rapidamente do animal. Recomendados nos casos de infestações ou quando é preciso garantir que ele esteja livre de pulgas, antes de uma cirurgia, por exemplo.
Existem opções que duram apenas um dia e aquelas que permanecem fazendo efeito por até 35 dias. Este segundo comprimido é mais caro, mas vale a pena pelo resultado e como forma de prevenção do problema.
Tenha um talco antipulgas
O uso de talco antipulgas diretamente no animal não é mais recomendado pelos veterinários, pelo risco de intoxicação e até de ele ingerir o produto.
No entanto, você pode aplicar uma pequena quantidade em cobertores e caminhas quando seu cão não estiver usando esses itens.
Deixe no sol e depois aspire o resto do talco antes de devolver a caminha ou coberta para o seu aumigo.
Ele vai agradecer esse cuidado! Usou o talco no piso, no local onde o cão mais fica? Repita o mesmo processo, deixe ele longe do espaço por algumas horas e depois passe o aspirador.
Use uma pipeta antipulgas
Se você não se sente seguro com o spray e seu cão não se adapta com a coleira antipulgas, outra opção prática é investir na pepita antipulgas. O medicamento contém a quantidade exata a ser aplicada, e você coloca atrás do pescoço.
Pode ficar tranquilo que é um local que o pet não consegue morder ou lamber.
Apesar da aplicação em um ponto específico, o remédio vai agir em todo o corpo e eliminar tanto os insetos quanto os ovos deles. Só lembre de comprar o produto de acordo com o peso do seu cão e reaplicar conforme orientação veterinária ou do fabricante.
Em média a ação do antipulgas pipeta é de um mês.