Como perder a timidez! Dicas, causas e tratamentos
É normal ser tímido em certas situações, porém às vezes pode ser prejudicial. Confira abaixo algumas dicas de como perder a timidez de uma vez!
Não é nada fácil lidar com a timidez, todos os dias pessoas passam por situações que as deixam reprimidas em seu universo e não conseguem expor ou compartilhar situações. E este texto vai trazer alguns tópicos sobre este assunto, a timidez é algo comum? Até que ponto é saudável?
Estes questionamentos são feitos por várias pessoas, mas também é preciso entender qual é a visão do tímido e isso você confere a seguir, quais são as causas da timidez, como perdê-la e falar em público e qual o tratamento?
O que causa a timidez
Existem várias causas que podem tornar uma pessoa tímida, a genética é uma delas, uma criança pode ter pais tímidos e herdar este gene, ou conviver com pessoas tímidas, a depreciação de si mesmo, faz com que o pai ou a mãe deprecie ou não confie no filho.
Pai ou mãe muito agressivos, isso faz com que o filho tenha uma visão hostil das outra pessoas, elas podem ser algum tipo de inimigo. Outra causa é a experiência de humilhações em público ou silenciosas, isso destrói o eu que está em desenvolvimento. Familiares críticos, isso também pode interferir na formação de uma pessoa, não permita palpites indesejáveis.
Problemas de família que causam vergonha, separação dos pais, mães abandonadas, caso de alcoolismo ou elementos ilícitos, entre outras, isso causa depreciação de si próprio. Famílias efetivamente frias, pessoas que não expressam sentimentos, não trocam carinhos ou elogios, quem convive em meios deste tipo sente-se incapaz de ser amando.
Um dos maiores desafios é perder a timidez para falar em público, como fazer isso?
Falar em público até para os mais desinibidos, não é uma tarefa nada fácil, mas algumas dicas podem ajudá-lo a superar a timidez e enfrentar um auditório, sala de aula, plateia, enfim, várias situações nas quais você pode se sentir um situação de ansiedade.
Não subestime o valor de suas ideias, afinal você se preparou para seu discurso e tem muito a contribuir. Se for uma apresentação em grupo, como num seminário na faculdade, seja um dos primeiros a falar, senão o primeiro, desta forma não a tempo de desistir e você se livra logo de um peso enorme.
Faça perguntas às pessoas que estão te ouvindo, é uma forma de se sentir seguro. Entenda que as críticas são inevitáveis, construtivas ou destrutivas aprenda a lidar com elas e nunca deixe a peteca cair, mantenha a postura, sinta-se seguro com suas palavras.
Tratamento para perder a timidez
O tratamento psicológico par perder a timidez consiste em algumas modalidades que são trabalhadas no paciente. Técnicas de relaxamento que ajudam a controlar a vontade de ir ao banheiro durante situações de enfrentamento, treinamento de habilidades sociais, que trabalha o comportamento, o reforçamento social e o treinamento que são situações enfrentadas fora do consultório.
Reestruturação cognitiva, ao pacientes aprendem a identificar os pensamentos disfuncionais, pensamentos negativos que estão fora da realidade, o psicólogo tenta corrigir pensamentos distorcidos, em uma situação de exposição à pessoa tímida pode imaginar várias situações e consequências sem mesmo começar o que tem que fazer.
A timidez aguda pode trazer transtornos futuros
Como a timidez é um comportamento interno como a depressão, medo e outros e como o agravamento desse comportamento, a timidez aguda é um problema que afeta pouco as pessoas ao nosso redor tende a ser banalizado e fica faltando à devida atenção e importância a esse tipo de problema.
A timidez aguda em jovens pode trazer transtornos futuros, já que o relacionamento social adequado e satisfatório é essencial para uma vida saudável. Muitos adolescentes sofrem com a dificuldade de fazer amizades devido à timidez em excesso, prejudicando o seu desenvolvimento cognitivo, podendo desencadear problemas afetivos e comportamentais. Adolescentes, jovens e pessoas de qualquer idade que tenha a timidez aguda apresentam relações insuficientes com outras pessoas, com frequência evitam ou fogem de contatos, encontros sociais.
Relacionar-se com colegas da mesma faze de idade, principalmente aos adolescentes e jovens é fundamental, assim ele não corre o risco de apresentar dificuldades emocionais em seu desenvolvimento. E esse problema, a timidez aguda não tratada de forma adequada pode trazer problemas futuros tanto para os adolescentes quanto para seus familiares.