marketing

Dicas para criar uma estratégia de marketing eficiente para sua startup

O marketing é uma área importante para toda e qualquer companhia, principalmente para aquelas que estão só começando e precisam impulsionar seus clientes e, até mesmo, conquistar cada vez mais lucratividade para investir e crescimento, por exemplo, que é justamente o caso das startups, empresas iniciantes com um viés tecnológico. 

 

Uma vez sabendo disso, também é importante conhecer os tipos de marketing, entendendo qual deles melhor se aplica ao seu empreendimento, mediante aos benefícios que eles podem trazer para sua companhia, pensando também em coisas como o investimento que terá que fazer nessas estratégias.

 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito das possíveis estratégias para startups, entendendo como elas são tão importantes quanto uma formação em gestão de pessoas ead, por exemplo, conhecendo suas principais características bem como os possíveis benefícios que sua empresa pode conquistar.

Por que devemos criar um plano com essa estratégia?

Não importa a estratégia de marketing, o importante mesmo é entender que essas ações podem fazer toda a diferença em vários sentidos.

 

Além disso, o próprio conceito de startups e suas ligações com a tecnologia é um fator que combina muito bem com o marketing digital, principalmente.

 

Sendo assim, independentemente da estratégia de marketing que escolher utilizar, lembre-se de que para que ela dê certo é preciso pensar em um bom planejamento e para conseguir um bom plano, quando o assunto marketing, é preciso avaliar as seguintes questões:

 

  • Crie o planejamento de estratégias de marketing para startup;
  • Crie a persona para a empresa;
  • Faça a produção de conteúdos relevantes e com autoridade;
  • Promova o engajamento nas redes sociais;
  • Utilize o e-mail marketing.

 

Contudo, para tornar tudo isso mais eficiente, automatize os processos de marketing, faça testes para mensurar os resultados.

Quais algumas dessas estratégias?

Uma vez que foi possível compreender como um bom planejamento é importante quanto entender gestão de recursos humanos o que estuda para estudantes desse campo de atuação, confira agora quais os tipos de estratégias de marketing que combinam e geram ótimos resultados para as startups:

  1. Produzir conteúdo interessante

A primeira estratégia consiste na produção de conteúdo digital, também conhecida como marketing digital, com um único objetivo de atrair seus clientes.

 

Ou seja, através dessa produção, é possível fazer com que seu público-alvo chegue até você, sem que necessariamente precise ir atrás dele.

 

Além disso, o marketing digital também é muito importante para que a marca possa construir uma imagem positiva no mercado e até conquistar um papel de autoridade em determinado segmento, como na área de atuação em jogos digitais curso, por exemplo.

  1. Diversificar seus conteúdos

Além de produzir esses conteúdos, é preciso se atentar em não ficar preso em somente uma narrativa, ou em uma única plataforma, como apenas postar blogposts e não explorar as redes sociais.

 

Busque entender como criar conteúdos que se complementam e que possam atingir diferentes parcelas de seu público-alvo, sempre ousando na criatividade.

  1. Criar a sua persona

O que torna um conteúdo realmente importante não é a sua complexidade, mas sim o assunto.

 

Se a narrativa for realmente importante e relevante para aquela pessoa, pode ter certeza de que ele irá marcá-la. A dificuldade está em justamente entender como conseguir criar essas reações e relações nas pessoas.

 

Portanto, para ser bem sucedido nessa tarefa é importante criar sua persona. para isso, busque conhecer seu público-alvo e categorizá-lo de maneira cada vez mais individual e personalizada, conhecendo a fundo essas pessoas.

 

Assim conseguirá criar sua persona e realmente entender o que mexe com ela pode realmente impacta-la.

  1. Fazer seu conteúdo ser encontrado

Uma vez que você tem um bom conteúdo, capaz de realmente impactar sua persona, baseado em características personalizadas de seus clientes, o que não pode deixar de faltar é estratégias que façam com que esse conteúdo alcance mais pessoas, que é o objetivo da publicidade de um curso online design de interiores, por exemplo.

 

Para isso, é preciso levar em consideração como os algoritmos das plataformas digitais funcionam e buscar trabalhar de maneira que sua companhia possa ser favorecida por eles.

 

Um exemplo é o SEO, que é uma técnica usada em blogposts para que esses consigam se destacar na primeira página do Google.

 

Assim, quando a persona pesquisa pela palavra-chave, como a frase: “curso design de interiores online”, os primeiros resultados já indicaram seu blogpost de maneira orgânica.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *