Quais são as diferenças entre calhas e rufos?
Já parou para pensar sobre quais são as diferenças entre calhas e rufos? Se o seu intuito é proteger a sua casa ou prédio comercial da chuva, obter a resposta para essa pergunta acaba sendo essencial.
No entanto, a verdade é que muitas das vezes as pessoas confundem ambos os termos. Muitos ainda acreditam que se trata de sinônimos ou que servem para a mesma finalidade.
Mas, na realidade, esses são dois elementos distintos, cada um com suas próprias funções e características.
Então, se você quer saber quais são as diferenças entre calhas e rufos, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
Quais são as diferenças entre calhas e rufos?
Se você está procurando por calhas e rufos campinas, é normal ficar na dúvida sobre ambos conceitos. Mas, antes de fazer a sua compra, é preciso ter bem claro em sua mente as principais diferenças.
Enquanto a calha é projetada para coletar a água da chuva que escorre pelo telhado e direcioná-la para um sistema de drenagem, o rufo é projetado para impedir que a água da chuva escorra pela parede e cause danos.
Embora ambos os elementos estejam relacionados à proteção contra a água da chuva, suas funções e locais de instalação são diferentes.
Além disso, outra diferença importante entre calha e rufo é o local de instalação.
A instalação das calhas deve ser na borda do telhado, enquanto os rufos devem ser nas junções entre o telhado e as paredes ou chaminés.
Além disso, as calhas são projetadas para coletar a água da chuva, enquanto os rufos são projetados para impedir que a água da chuva escorra.
O que é uma calha?
Em suma, a calha nada mais é que um elemento do qual se deve instalar na borda do telhado de uma casa ou edifício.
Sendo assim, o seu objetivo é de coletar a água da chuva que escorre pelo telhado e direcioná-la para um sistema de drenagem.
As calhas são geralmente feitas de metal, PVC ou alumínio, e estão disponíveis em uma variedade de tamanhos, cores e formatos.
As calhas também são importantes para evitar danos à fundação da casa, impedindo que a água da chuva se acumule ao redor da base.
Tipos de calhas
Existem dois tipos principais de calhas, que são:
Calhas de beiral
Como o próprio nome sugere, a instalação desse tipo de calha deve acontecer na borda do telhado, seguindo o contorno.
Trata-se de um tipo mais fácil e comum de se instalar e, na maior parte das vezes, é o tipo que os proprietários de imóveis mais preferem.
Calhas embutidas
A instalação desse tipo de calha deve ser dentro da estrutura do telhado, sendo que elas devem ficar ocultas da vista.
No entanto, elas são mais difíceis de instalar e exigem mais manutenção, mas têm uma aparência mais discreta e podem ser mais eficazes em áreas com neve pesada ou ventos fortes.
O que é um rufo?
Agora, em relação ao rufo, trata-se de um elemento que se deve instalar na junção entre duas superfícies do telhado. Na maior parte das vezes, é onde o telhado encontra uma parede.
A finalidade do rufo é impedir que a água da chuva escorra pela parede e cause danos estruturais ou de umidade.
Tipos de rufos
Existem dois tipos principais de rufos, que são os seguintes:
Rufos de telhado
A instalação desse tipo de rufo deve ocorrer ao longo da borda do telhado, onde ele encontra uma parede.
Esse é o tipo mais comum e são bastante úteis para poder evitar que o acúmulo de água escorra por toda a parede.
Rufos de chaminé
Como o nome já sugere, é o tipo de rufo que se deve instalar ao redor da chaminé, sendo bastante útil para evitar que a água da chuva escorra pela chaminé.
Conclusão
Muitas pessoas achavam que existiam apenas as calhas, mas, na verdade, existem vários tipos de materiais para evitarmos goteiras, vazamentos e etc. E você, sabia que existia além das calhas, rufos, pingadeiras e coifas também?