Qual a diferença entre proteína concentrada e isolada? Entenda
A suplementação proteica é importante para quem começa a fazer musculação e deseja potencializar a formação de massa magra para hipertrofia. Um dos suplementos mais usados para potencializar o ganho de proteínas é o whey, encontrado no mercado de diversas formas como o whey isolado e o concentrado.
O whey protein é um suplemento obtido através da extração do soro lácteo. O suplemento pode ser encontrado misturado a bebidas e barras de proteínas ou em forma de pó que pode ser misturado a bebidas e consumido. Aqui, vamos mostrar a diferença entre a proteína concentrada e isolada e como administrar o whey para ganhar mais massa muscular.
Quais são as diferenças e características do whey isolado e concentrado?
O whey concentrado é o modelo da proteína que passa por um processo de filtragem que não isola a proteína de outros nutrientes. Com isso, no whey concentrado é possível encontrar a proteína e também carboidratos, lactose, sódio, gorduras e minerais.
Já no whey isolado, o processo de filtragem é muito mais rigoroso e a proteína extraída é isolada dos outros nutrientes, sendo então uma proteína mais pura do que no whey concentrado. Esse tipo de whey é indicado, por exemplo, para pessoas com intolerância à lactose, já que a proteína é isolada.
Dessa maneira, além de diferenças no processo de filtragem, outra diferença entre whey isolado e whey concentrado é a porcentagem de concentração da proteína. O whey isolado possui um nível proteico muito maior do que o whey concentrado porque consegue isolar a proteína de outros nutrientes.
O funcionamento dos dois tipos de whey são bem semelhantes, com isso produzem os mesmos efeitos para o corpo. A diferença está apenas no nível de concentração da proteína. Por conta da alta concentração proteica, o whey isolado costuma ser mais caro do que o whey concentrado.
Por que investir em whey para suplementação proteica?
O whey é um dos suplementos proteicos mais indicados por médicos e profissionais de educação física. Por ser um suplemento rapidamente absorvido pelo organismo, acelerando a recuperação muscular e a disposição para o treino. As substâncias presentes no soro do leite, base do whey, também possuem funções que ajudam a reforçar a imunidade.
A suplementação com whey também é uma das melhores maneiras de acelerar o processo de hipertrofia, estimulando o crescimento muscular de forma natural com o maior consumo de proteínas.
O momento ideal para tomar o whey é logo após os exercícios. Depois de 30 minutos ou 1 hora após a prática de musculação, por exemplo, o usuário deve tomar whey para potencializar o ganho muscular e a definição. Isso possibilita a recuperação mais rápida das fibras musculares.
Qual é o melhor whey para as suas necessidades?
Agora que você já entende as diferenças e o como funciona o whey em nosso corpo, é hora de escolher o melhor whey para você. Geralmente, o whey concentrado é muito indicado para pessoas que estão iniciando na musculação. Com um nível proteico menor, o whey concentrado é bem mais barato do que o isolado. Então, se você é iniciante e quer começar a suplementar, o whey concentrado é a melhor opção.
Já o whey isolado é um tipo de whey mais indicado para atletas ou pessoas que já fazem musculação há alguns anos. Quem almeja uma recuperação muscular e um ganho de massa muscular mais rápido deve optar pelo whey isolado. Vale ressaltar também que o whey isolado é mais caro, então a compra também depende da sua capacidade financeira.
No geral, tanto o whey isolado como o whey concentrado tem a mesma função e são boas opções para todos os casos. Então, busque entender os seus objetivos com a musculação, veja o que cabe no seu orçamento e compre um whey para começar a ganhar massa muscular mais rápido.