Instalações sanitárias de esgoto adequadas, por exemplo, banheiros e latrinas, promovem a saúde porque permitem que as pessoas descartem seus resíduos de forma adequada e limpa, evitando a contaminação do meio ambiente e reduzindo o risco para si mesmas e sua comunidade. Em todo o mundo, muitas pessoas não têm acesso a instalações sanitárias, resultando em descarte inadequado de resíduos que contenham os resíduos com segurança longe do contato humano e garantam que os resíduos sejam tratados adequadamente antes da descarga ambiental e outros riscos.
A ausência de instalações de saneamento básico pode:
Resulta em um ambiente insalubre contaminado por dejetos humanos. Sem instalações sanitárias adequadas, os resíduos de indivíduos infectados podem contaminar a terra e a água de uma comunidade, aumentando o risco de infecção para outros indivíduos. O descarte adequado de resíduos pode retardar o ciclo de infecção de muitos agentes causadores de doenças.
Contribui para a disseminação de muitas doenças/condições que podem causar doenças generalizadas e morte. Sem instalações sanitárias adequadas, as pessoas geralmente não têm escolha a não ser viver e beber água de um ambiente contaminado com resíduos de indivíduos infectados, colocando-se assim em risco de infecção futura. O descarte inadequado de resíduos impulsiona o ciclo de infecção de muitas bactérias e outros germes que podem se espalhar por meio de solo, alimentos, água e insetos contaminados, como moscas.
Instalações Sanitárias e Educação Infantil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o UNICEF, quase um terço das escolas em todo o mundo ainda carece de serviços básicos de água, saneamento e higiene.
Em pelo menos 15 dos 36 países pesquisados, pelo menos 10% das mulheres e meninas não tinham um local privado para se lavar e trocar de roupa em casa. As mulheres e meninas também têm maior probabilidade de serem responsáveis pela coleta de água para suas famílias. Por exemplo, em 2017 eles foram responsáveis pela coleta em 8 de 10 residências sem abastecimento de água no local. Essas responsabilidades tornam difícil para as meninas frequentarem a escola durante o horário escolar. A instalação de banheiros e latrinas pode permitir que crianças em idade escolar, especialmente meninas menstruadas, continuem seus estudos permanecendo no sistema escolar.
O que pode ser feito sobre saneamento e higiene?
A falta de acesso a saneamento e higiene adequados e apropriados pode ser um desafio crônico de saúde pública que contribui para a disseminação de doenças em países de baixa e média renda. Essa situação pode ser agravada durante desastres ambientais e emergências ambientais e de saúde pública.
Em resposta a desastres e emergências, a prevenção da defecação a céu aberto e a contenção de resíduos são essenciais para reduzir a propagação de doenças.
Embora as comunidades planejem o gerenciamento de resíduos a longo prazo, muitas vezes são necessárias soluções imediatas de saneamento para minimizar a propagação de doenças durante emergências e devem incluir instalações sanitárias. Essas soluções devem incluir instalações para lavagem das mãos com água e sabão, regimes de operação e manutenção, treinamento de operadores e educação da comunidade.
O que são odores?
Um odor é outra palavra para um cheiro. Quando você percebe um odor, isso indica que você está exposto a algo no ar que desencadeou seu olfato. Um odor pode ser devido a um único produto químico ou mistura de produtos químicos. Os produtos químicos variam em sua capacidade de produzir odores e as pessoas variam em sua capacidade de sentir odores. Cheirar um odor não diz quanta exposição você tem. Também não informa se o que você está cheirando causará ou não efeitos à saúde.
As pessoas diferem na forma como percebem os odores?
Sim. A capacidade das pessoas de sentir um determinado odor varia. Em níveis baixos, algumas pessoas notam o odor, enquanto outras não notam. Em níveis mais altos, a maioria das pessoas notará o odor. Exemplos de fatores que podem afetar o olfato de uma pessoa incluem idade, sexo e se ela fuma ou não.
As pessoas também podem reagir aos odores de maneiras diferentes. Um odor que uma pessoa considera agradável pode ser desagradável para outra. Por exemplo, muitas pessoas entrariam em uma padaria e sentiriam o cheiro de pães e doces recém-assados. No entanto, as pessoas que moram perto da padaria podem não gostar desses cheiros fortes todos os dias. Além disso, pessoas expostas ao mesmo odor por muito tempo podem não perceber mais o odor, mesmo que seja desagradável. Por exemplo, pessoas que trabalham com compostagem ou lixo podem não perceber o cheiro depois de um tempo.
Os odores podem causar efeitos na saúde?
Produtos químicos que desencadeiam odores podem causar efeitos à saúde. Na maioria dos casos, as pessoas notarão um odor bem abaixo do nível do ar que causaria efeitos à saúde. Além disso, as pessoas não são igualmente sensíveis a produtos químicos e podem não ser afetadas por eles da mesma maneira. Se alguém experimenta ou não efeitos na saúde depende de vários fatores, incluindo o tipo de produto químico, quão concentrado o produto químico está no ar, quanto tempo continua a exposição e se a pessoa que cheira o produto químico tem ou não alguma sensibilidade específica. Os sintomas de saúde decorrentes da exposição a odores geralmente desaparecem rapidamente quando os odores param.
O odor não é uma maneira confiável de determinar o risco de efeitos à saúde. Para alguns produtos químicos, os odores serão perceptíveis em baixas concentrações, onde o risco de efeitos à saúde também é muito baixo. Para outros, como o monóxido de carbono, não há odor em qualquer concentração e nenhum aviso quando as pessoas são expostas a níveis perigosos.
Em alguns casos, os odores podem ser usados para saber se há um problema que precisa ser corrigido. Por exemplo, problemas de mofo, acúmulos de esgoto e vazamentos de gás em casa podem ser detectados por seu odor, mesmo que não possam ser vistos.
Que efeitos na saúde podem ocorrer?
A exposição a odores pode resultar em efeitos à saúde que variam de nenhum, a leve desconforto, a sintomas mais graves. Alguns produtos químicos com odores fortes podem causar irritação nos olhos, nariz, garganta ou pulmões. Odores fortes podem fazer com que algumas pessoas sintam uma sensação de queimação que leva à tosse, respiração ofegante ou outros problemas respiratórios. As pessoas que sentem odores fortes podem ter dores de cabeça ou sentir-se tontas ou enjoadas. Se um odor dura muito tempo ou continua ocorrendo, também pode afetar o humor, a ansiedade e o nível de estresse.
De onde vêm os odores?
Produtos e atividades que produzem odor são uma parte comum de nossas vidas diárias e afetam a qualidade do ar externo e interno. Por exemplo, os odores externos podem ser produzidos por plantas químicas, de tratamento de esgoto ou de processamento de alimentos. Fábricas de papel, aterros sanitários, resíduos de dragagem ou instalações de transporte também emitem odores. Em comunidades agrícolas, você pode sentir o cheiro de compostagem, confinamento ou espalhamento de esterco e lodo. Dentro de casa, as atividades diárias, como cozinhar ou limpar, podem produzir odores. Muitos produtos de cuidados pessoais são perfumados, como velas e purificadores de ar. Óleo de aquecimento derramado ou produtos petrolíferos armazenados também produzem odores e podem afetar o ar interno.
O que posso fazer se tiver problemas com odores externos?
Tente impedir que os odores externos entrem em sua casa. Quando os odores externos forem perceptíveis, feche as janelas. Defina o seu sistema de aquecimento, ar condicionado e ventilação de forma a recircular o ar interior e não aspirar o ar exterior. Claro, se o cheiro do lado de fora for ruim e frequente o suficiente para forçá-lo a ficar dentro de casa, isso provavelmente significa que são necessários melhores controles na fonte.