Conheça algumas curiosidades sobre os produtos de beleza que estão conquistando o mercado
Produtos veganos vêm ganhando espaço há um tempo no mercado e, na pandemia, o assunto se intensificou. A necessidade de diminuir os impactos que os produtos causam na saúde e no meio ambiente é um assunto que afeta cada vez mais os consumidores.
O consumo consciente ou sustentável envolve não apenas a alimentação, tornou-se um estilo de vida, com uma filosofia marcada pelo cuidado com o sofrimento animal. Por isso, o mercado de maquiagem vegana, com seus produtos cruelty free, tem ganhado mais espaço no mundo das influenciadoras digitais.
Um exemplo é a jornalista expert em beleza limpa desde 2010, Nyle Ferrari, que cria conteúdos com dicas de beleza a partir de produtos naturais e veganos que são acessíveis a todos que desejam criar um estilo de vida mais sustentável.
Dessa forma, o Brasil segue a tendência de se reeducar quando o assunto é beleza sustentável. Aos poucos, termos como clean beauty, orgânico, natural e vegano vão ocupando espaço no universo dos cosméticos.
A geração nascida a partir dos anos 90 vem redefinindo seus parâmetros de consumo de cosméticos e maquiagens, já que são mais engajados e questionadores sobre as questões voltadas ao coletivo e à saúde do planeta. Continue lendo para saber mais sobre verdades e mitos sobre os produtos de beleza veganos.
O que caracteriza os produtos veganos?
Para que um produto seja considerado vegano, é preciso que ele seja livre de ativos de origem animal em sua composição, não seja testado em animais e siga princípios ecológicos.
Mercado de produtos veganos
No Brasil, esse mercado vem se expandindo. Cerca de um terço da população está mais disposta a consumir produtos veganos, apresentando maiores preocupações com os impactos ambientais. É considerado um mercado lucrativo, que movimenta aproximadamente 4 bilhões por ano.
Com a conquista de mais consumidores a cada dia, várias marcas estão se adaptando a essa mudança de consumo, trazendo mais popularidade para os produtos veganos. Diversas marcas exclusivamente sustentáveis têm ganhado mais espaço no cenário da beleza.
Com produtos veganos ganhando mais espaço no mercado, surgem dúvidas sobre as definições usadas dentro do universo da beleza sustentável. Por isso, trouxemos algumas verdade e mitos sobre esse setor.
Mitos a respeito dos cosméticos veganos
Cosméticos veganos são naturais e orgânicos
Depende. Para ser vegano, a regra é que o produto não contenha nenhum tipo de matéria-prima de origem animal em sua composição, mas os produtos podem ter componentes sintéticos. Assim, uma confusão em torno desses termos pode se formar.
Para que um produto seja natural, ele precisa ter derivados de plantas, frutas e insumos vindos da natureza. Para que seja orgânico, ele não pode ter adição de elementos químicos ou sintéticos. Dessa forma, podemos ter produtos veganos que são naturais e orgânicos.
Produtos veganos são livres de teste em animais
Verdade. Para o veganismo, os testes em animais são inadmissíveis, pois causam sofrimento. Dessa forma, o produto não pode passar por esse procedimento e precisa ter um selo na embalagem especificando que é cruelty free. Além disso, alguns componentes devem estar fora da composição, como:
- biotina, Vitamina B;
- ácido carmínico;
- cera de abelha, geléia real, pólen, própolis;
- glicerina, glicerol;
- lactose;
Produtos veganos são caros
Depende. Com o aumento da busca e da preferência pelos produtos veganos, observamos um alto investimento tecnológico nesse setor, sendo possível encontrar inúmeras marcas com preços na faixa ou abaixo do mercado tradicional. Mas ainda é possível encontrar produtos veganos com valores mais altos.
Possuem textura esquisita
Mito. Os produtos veganos possuem a mesma textura e consistência que os produtos tradicionais. Todos os princípios de desenvolvimento da formulação desses produtos são os mesmos. Por isso, estão disponíveis no mercado itens com formulações em base sólida, pasta, creme, gel, líquida e várias outras.
São apenas para peles e cabelos sensíveis
Mito. Os produtos veganos são para todos os tipos de cabelo e pele. Inclusive, os produtos são direcionados para os tipos de pele mista, oleosa e seca e tipo de cabelo ondulado, crespo, liso ou com química.
São apenas para adultos
Mito. Hoje temos diversos produtos veganos para cuidar especificamente das crianças. É possível encontrar itens de cuidado com os cabelos, como shampoos e condicionadores, e para a pele, como sabonetes e cremes.
Maquiagem vegana tem menor durabilidade
Depende. A ausência de alguns conservantes tradicionais podem reduzir a durabilidade. Mas com o avanço tecnológico, as marcas têm conseguido formulações com tempo de vida útil cada vez maior.