onça pintada no pantanal

O que saber antes de viajar para o Pantanal?

O que saber antes de viajar para o Pantanal?

Pensando em viajar para o Pantanal? Ele fica localizado na Bacia do Alto Paraguai, região Centro-Oeste do Brasil, bem próximo à Bolívia e ao Paraguai. No Brasil, fica a maior porção do território, e no total, são mais de 150 mil km quadrados!

Para todos os fãs da novela da novela Pantanal que foi produzida, muitas das gravações realizadas foram feitas no Rio Negro. A região das locações se encontra no município de Aquidauana, a 140 km de Campo Grande e a 200 km de Bonito.

É no Rio Negro que ficam as famosas salinas do Pantanal, que são lagoas muito grandes naturais com água salobra, onde existe uma concentração muito alta de sais, formando uma paisagem que só o Pantanal tem,

Mas afinal, o que fazer no Pantanal? Confira abaixo, o que saber antes de viajar para o Pantanal!

O que fazer no Pantanal durante uma viagem?

Recomendamos que você separe pelo menos 4 ou 5 dias das suas férias para poder conhecer o Pantanal, de modo que possa visitar as atrações mais conhecidas da região. Dependendo do roteiro que você criar, vale a pena visitar Bonito (e a cidade faz jus ao nome), uma cidade muito famosa pelo ecoturismo e por suas belezas naturais.

Entre as principais atividades que você poderá fazer por lá, vale a pena fazer canoagem, observar aves, fazer trilhas, um safári, se refrescar nas cachoeiras, visitar rios e observar de perto a rica fauna, cavalgar, pescar e até mesmo conduzir uma boiada (alguns lugares permitem que o visitante cumpra essa função por alguns minutos).

E tem mais: já pensou na possibilidade de ver jacarés, onças, araras e tucanos em seu habitat natural? No Pantanal isso é possível durante os passeios de barco! Você ainda poderá ver o encontro entre as águas cristalinas no Rio Salobra com as águas barrentas do Rio Miranda. Esse efeito ocorre de forma semelhante na Amazônia, onde podemos ver a pororoca, as ondas formadas pelo encontro das águas.

Vale destacar ainda que no Pantanal existem algumas particularidades, pois as estações chuvosas acontecem de novembro a março, e o tempo mais seco de abril a setembro. Por isso, seus passeios também dependerão da época em que você pretende viajar para conhecer o Pantanal.

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em contatar o hotel ou agência para elencar as atividades que pretende fazer durante a sua viagem. Caso contrário, suas expectativas podem ser frustradas ao chegar lá, e você não vai querer isso, não é? Continue lendo e descubra o que saber antes de viajar para o Pantanal.

Outra sugestão é fazer um passeio de carro sobre as estradas cujas pontes ficam sobre áreas alagadas, como, por exemplo,  a Transpantaneira no Mato Grosso. O trajeto tem um pouco mais de 140 km de extensão. Lá você poderá ver alguns animais silvestres bem de pertinho, e o melhor, livres na natureza.

 Entre as belezas naturais do Pantanal, ele se destaca por ser uma das maiores planícies inundáveis do mundo. E por isso, as paisagens podem mudar muito de acordo com a estação do ano, caso esteja chovendo muito ou seco demais.

Caso você não saiba, assim como as lindas Cataratas do Iguaçu, o Pantanal foi tombado pela Unesco como patrimônio natural da humanidade. E é um privilégio para nós, brasileiros, termos um quintal tão rico em biodiversidade em casa.

Como chegar ao Pantanal?

 Se você estiver saindo dos aeroportos de Cuiabá ou Campo Grande, poderá chegar até as fazendas que oferecem aos turistas pacotes de passeios e infraestrutura para hospedagem. Mas o caminho não é fácil para muitos turistas, que precisam pegar voos com conexão, e após chegar lá, algumas horas de estrada, sendo que a maior parte é de terra.

Dependendo da sua situação e de onde você estiver partindo, vale mais a pena pernoitar nas capitais e esperar amanhecer para conhecer o Pantanal. Em Campo Grande, capital do Mato Grosso, você poderá conhecer, por exemplo, o aquário do Pantanal, que também é chamado de Bioparque Pantanal.

Caso você esteja saindo de Cuiabá, precisará viajar de carro pela MT-060 até Poconé, que fica a mais ou menos 100 km da capital. Você precisará seguir posteriormente pela MT-040 para a cidade de Barão de Melgaço, que fica a pouco mais de 110 km de distância.

Ou então, poderá percorrer a BR-070 até a cidade de Cáceres, que fica a mais ou menos 220 km de distância da capital. Caso você não pretenda alugar um carro, poderá também chegar a esses destinos de ônibus, mas saiba que a viagem será mais cansativa e os horários podem ser mais restritos, atrapalhando o seu roteiro.

Recomendamos que para uma viagem de 4 ou 5 dias, você alugue um carro, pois terá muito mais mobilidade e flexibilidade para conhecer os principais pontos turísticos do Pantanal, e não passará por apuros se estiver passeando e começar a chover.

Se interessou em conhecer o Pantanal, gostaria de mais dicas sobre o que saber antes de viajar para o Pantanal??
E que tal conferir alguns pacotes para conhecer todo o Brasil? Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *