Praticar exercícios físicos diariamente garante maior qualidade de vida, trazendo bem estar físico e mental. Além de efeitos benéficos na prevenção e tratamento de pressão alta, colesterol, diabetes e obesidade.
A frequência de exercícios físicos, acompanhada de uma alimentação adequada, pode influenciar no rendimento e desempenho esportivo do praticante. Afinal, os nutrientes consumidos oferecem energia para tal prática.
No entanto, para manter o funcionamento pleno do organismo, é importante consultar um médico e realizar exames que confirmem que a pessoa esteja apta a realizar certos tipos de exercícios físicos.
Cuidar do corpo de dentro para fora traz benefícios até mesmo para a pele, sendo visível e necessária a mudança como um corrimão para área externa para ter acessibilidade.
Optar por não fazer exercícios pode levar ao sedentarismo, causando diabetes, doenças nos músculos, coluna e articulações, risco de obesidade com a má alimentação, gerar ansiedade e até alguns tipos de câncer.
Todos esses malefícios causados pela falta de exercícios podem deixar a vida imóvel, assim como uma mesa com cadeira acoplada para refeitório.
A importância dos exercícios físicos
Praticar exercícios físicos é fundamental em qualquer idade. Como citado acima, a prática é um importante meio de prevenção para o combate de doenças e garantir uma melhor qualidade de vida.
O exercício físico diz respeito a uma forma de atividade planejada, que contém estrutura e repetição, com o objetivo de melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.
Já a atividade física refere-se a qualquer movimento corporal que gera gasto de energia, inclusive atividades do dia, como a execução de tarefas domésticas, levar o cachorro para passear, jogos, viagens e atividades de lazer.
Sendo assim, entre alguns dos diversos benefícios que praticar exercícios físicos podem trazer, estão:
Perda e controle de peso
Exercícios acompanhados de uma alimentação saudável e ingestão de água necessária, auxilia tanto no emagrecimento quanto na manutenção do peso desejável, afinal, existe uma queima de calorias frequente.
Para cumprir o objetivo de perder peso, é imprescindível aliar a uma alimentação saudável, tal qual um isolamento acústico para exaustores é para abafar sons externos e ruídos em alguns ambientes.
Melhora da produtividade e da autoestima
A pessoa que inclui o exercício físico em sua rotina tende a ser mais produtiva em atividades diárias, pois, durante o exercício, é produzida uma substância chamada serotonina, que ajuda a combater a baixa autoestima e aumenta a confiança.
Um piercing de pressão nariz septo demonstra autoconfiança, assim como exercícios que predispõem o indivíduo a um convívio social mais intenso e harmonioso, além de possibilitar o crescimento da disposição física e mental.
Benefícios à saúde mental
A atividade física, em geral, é altamente recomendada para combater distúrbios psíquicos, pois ajuda a combater a ansiedade, pois é primordial ter concentração durante o treino, trazendo momentos prazerosos focando no exercício realizado.
A depressão também pode ter seus sintomas diminuídos porque o exercício libera certas substâncias durante a sua prática, como a endorfina, um neurotransmissor capaz de proporcionar sensação de serenidade e bem-estar.
Diminui os riscos de doenças crônicas
Praticar exercícios físicos é um ótimo investimento tanto quanto em um aquecedor Orbis 8 litros, oferece qualidade de vida e ajudam a prevenir patologias crônicas e controlar ou evitar doenças como:
- Doenças cardíacas;
- Doenças vasculares;
- Colesterol;
- Diabetes;
- Doenças ósseas;
- Doenças musculares.
A frequência e a intensidade de exercícios adequados podem variar de acordo com o objetivo e a idade de cada pessoa.
Tipos de exercícios e suas funcionalidades
Cada exercício físico possui características específicas que precisam ser levadas em consideração para alcançar o objetivo. A seguir, será possível entender vários tipos de exercícios e suas reais funções.
1. Musculação
A musculação é uma modalidade que conta com movimentos e exercícios realizados com pesos de diversas cargas.
É indicada para pessoas de diversas idades e diferentes objetivos, pois seus exercícios podem ser adaptados de acordo com suas limitações. Os benefícios são:
- Eliminação da gordura;
- Aumento da massa muscular;
- Aumento da força muscular;
- Melhora a atividade cardíaca;
- Eleva a autoestima;
- Qualidade de sono;
- Melhora os quadros de depressão;
- Aumenta a resistência do sistema imunológico;
- Definição dos músculos.
A alta procura por essa modalidade consiste em auxiliar no emagrecimento, trabalhar os músculos e modelar o corpo. Além dessas vantagens, pode prevenir a osteoporose.
2. Aeróbico
Geralmente, os treinos aeróbicos são aqueles que usam o oxigênio para produzir energia. Diversos grupos musculares são trabalhados ao realizar exercícios aeróbicos.
Recomenda-se exercícios aeróbicos para quem está acima do peso e deseja perder alguns quilinhos, pois aceleram o metabolismo, causando perda de gordura corporal. São considerados exercícios aeróbicos:
- Caminhada;
- Corrida;
- Pular corda;
- Dança;
- Natação;
- Ciclismo;
- Jump na cama elástica;
- Patinação.
A corrida, ou caminhada feita com regularidade, traz benefícios além da perda de peso e melhora da condição respiratória. Também é uma atividade física que beneficia o cérebro, pois aprimora a capacidade do raciocínio.
Os exercícios aeróbicos são, normalmente, determinados pela longa duração e intensidade que possuem. A vantagem é que alguns desses treinos podem ser feitos em casa, com uma esteira ou uma bicicleta elétrica.
3. Crossfit
O crossfit é, basicamente, um modelo de treino que abrange força e condicionamento físico por meio da junção de exercícios aeróbicos com elementos do esporte usando o peso somente do próprio corpo. As capacidades exploradas durante os exercícios são:
- Velocidade;
- Força;
- Coordenação;
- Resistência cardiorrespiratória;
- Resistência muscular;
- Flexibilidade;
- Potência;
- Agilidade;
- Equilíbrio;
- Precisão.
Diferente da musculação, pode ser uma aula quase sempre em grupo, com muita intensidade e os exercícios exploram todos os grupamentos musculares de diferentes estímulos na mesma sessão de treino.
4. Pilates
Pilates é um conjunto de exercícios que são realizados no solo ou em equipamentos exclusivos. Seus treinos são focados para desenvolver a consciência corporal, emagrecer, definir e tonificar os músculos, além de melhorar a postura. Os princípios do pilates são:
- Concentração;
- Centralização;
- Precisão;
- Respiração;
- Controle;
- Fluidez.
Todos estes princípios listados acima são o que regem e embasam a filosofia e os exercícios do autêntico pilates.
5. Treinamento funcional
O treinamento funcional possibilita a perda de peso e é um dos mais indicados para tratar padrões de movimentos como: resistência, flexibilidade, força e postura.
Compondo atividades que tem o intuito de aperfeiçoar capacidade, eficiência, autonomia e independência. Esse modelo de exercícios estimula raciocínio e foco através dos movimentos naturais do corpo, como correr, pular, puxar, agachar, entre outros.
Podendo ser praticado individualmente ou em pequenos grupos, são utilizados elementos como cordas, elásticos, bolas, cones, hastes e discos nas práticas dos exercícios.
6. Esportes
Os tradicionais esportes geralmente ensinados no colégio, também podem e devem ser considerados como forma de exercícios físicos na vida adulta são encontrados em academias de aluguel de endereço comercial. Entre eles, estão:
- Boxe;
- Judô;
- Vôlei;
- Basquete;
- Tênis;
- Jiu-jitsu;
- Remo.
Geralmente, os esportes utilizando bola são praticados de forma coletiva, mas há vários treinos que podem ser feitos individualmente.
7. Hidroginástica
A hidroginástica é uma modalidade com baixo nível de impacto e condicionamento físico. Geralmente procurado por pessoas da terceira idade, porém pode ser praticada por todos.
Os benefícios dessa modalidade são: melhorar o sistema cardiovascular, o equilíbrio e a coordenação.
8. Ioga
Suas posturas e técnicas respiratórias são tipos de exercício físico que se mostram bem eficazes no equilíbrio do corpo e da mente. Inclusive, a prática regular tonifica os músculos, melhora a postura, aumenta a flexibilidade, o equilíbrio e reduz o estresse e a ansiedade.
Essa prática pode ser realizada ao ar livre, em endereço fiscal com inscrição estadual, sozinho, em grupo ou até mesmo com professores particulares.
Saiba onde praticar exercícios físicos
Para praticar os exercícios físicos citados anteriormente, como musculação, pilates, crossfit ou algum dos esportes, é possível encontrar academias especializadas com profissionais capacitados a dar aulas.
No entanto, praticar exercícios físicos não é algo burocrático, assim como algumas pessoas podem pensar é que realizar um licenciamento ambiental lava rápido, o que não é verdade.
É possível praticar atividades ao ar livre, em parques, praças, no quintal de casa, ou até mesmo na sala de estar, basta ter força de vontade e disciplina.
Os exercícios que podem ser feitos sem equipamentos especiais são alongamentos, exercícios de força usando peso corporal,utilizar a escada ao invés de elevador, meditação como ioga e corrida.
Cada um desses exercícios físicos podem contribuir para que as atividades diárias sejam realizadas com maior agilidade, evitando fadiga e colaborando com a saúde do indivíduo.
Considerações finais
Por fim, ficou evidente que a prática de exercícios e atividade física é fundamental para todos por causa das vantagens que beneficiam a mente e o corpo. Introduzi-los à rotina evita o desenvolvimento de doenças e ameniza sintomas preexistentes.
Além disso, aumenta a produtividade, melhora autoestima e melhora no convívio em sociedade, o que proporciona mais disposição de convivência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.