sonhos

Será que os sonhos sempre significam algo?

Para muitos, os sonhos podem estar repleto de significados. Para outros, trata-se de portais para outros universo. Para alguns, pode ser a combinação de ambas as demais, enquanto para outros, eles são apenas manifestações do seu subconsciente.

Apesar de existir uma grande discordância popular sobre o que realmente refere-se um sonho, todos concordam sobre o que impactante eles podem ser na vida de uma pessoa. Isso faz com que um sonho específico seja capaz de modificar todo o seu dia.

Nesse caso, sequer é preciso ficar pensando nos possíveis significados desse seu momento íntimo de reflexão da mente, com a simples memória do sonho podendo permanecer na cabeça de uma pessoa por horas ou até mesmo o fazendo lembrar de algo.

O problema mostra-se quando o peso de um sonho é tão grande que tal indivíduo sequer consegue se concentrar nas suas atividades no trabalho, em que o seu controle de um painel elétrico acaba sendo afetado por causa de uma possível falta de concentração da pessoa.

Esse tipo de exemplo também pode ser adaptado para o período da infância, com uma criança não dormindo direito por causa de algum tipo de pesadelo recorrente. Algo que pode partir muitas vezes de um filme de terror que foi assistido escondido dos seus pais.

Desse modo, desde os mais jovens, podemos reconhecer o impacto que os sonhos possuem em nossas vidas, por mais que uma criança possa receber diferentes lições sobre o que se trata um sonho, de acordo com a cultura em que vive.

E se para alguns, um sonho pode ser apenas um reflexo dos pensamentos em sua mente. Para outros, é possível realizar as mais diversas interpretações em cima de um devaneio qualquer, sentindo-se inspirado a apostar na loteria ou investir no aluguel de betoneira.

Porém, para que tudo isso venha a ser realidade, é preciso que exista um certo reconhecimento sobre tudo aquilo que um sonho pode causar na vida de uma pessoa, buscando uma possível definição para tudo aquilo que ocorre quando fecha os seus olhos.

O que é a definição de um sonho?

A resposta para essa pergunta pode receber diferentes respostas dependendo da pessoa a quem tal questão é feita. Tal mudança costuma partir principalmente das crenças culturais e religiosas, que fazem com que a visão de um sonho receba um outro impacto.

Porém, se para um padeiro a definição de sonho pode ser a de um pão doce recheado. Para a ciência, esse conceito trata-se de uma experiência sensorial que parte diretamente do subconsciente do indivíduo, criando simulações em sua mente.

Esse tipo de experiência costuma ocorrer durante uma fase do sono conhecida como REM, sigla para Rapid Eye Movement, ou seja, o movimento rápido com os olhos que ocorre enquanto dormimos, sendo uma fase onde sua atividade cerebral ocorre de forma ágil.

É a partir dessa movimentação que o cérebro consegue criar diferentes experiências na mente de um indivíduo. Isso faz com que os sonhos, muitas vezes, sequer possam parecer ter algum tipo de sentido, servindo como inspiração para as artes abstratas.

Muitas pessoas podem usar dos seus sonhos até mesmo para criar um projeto artístico diferente, tal como a decoração do seu imóvel, recorrendo ao serviço de laqueação de móveis para criar algo de especial junto da ornamentação da sua residência.

Tudo isso é algo capaz de partir da realização de algum sonho, existindo um sentido ou não por trás dessa experiência que costuma ser única de pessoa para pessoa, ao ponto até mesmo de tentar entender se existe algo a mais por trás do que acontece em seu sonho.

Existe um significado por trás de um sonho?

É difícil responder isso, já que existe uma percepção diferente por trás de cada tipo de cultura ou crença religiosa. Alguns acreditam que sonhar com elementos específicos podem até mesmo servir de sinais para escolhas em sua vida, a partir de associações, como:

  • Escola – momento de aprendizado;
  • Queda – sentimento de problema;
  • Comida – fonte de conhecimento;
  • Morte – período de mudança.

Um conjunto de significados que podem fazer até mesmo com que um indivíduo repense seu relacionamento, sua carreira e até mesmo a decisão de finalmente dar início a uma obra, buscando por aluguel de caçamba por ter sonhado com algum tipo de sinal.

Enquanto para alguns, todo sonho pode guardar um significado. Para outros, isso se trata apenas de uma manifestação da sua consciência, sendo feito uma supervalorização do que ocorre em sua mente como uma desculpa para dar sentido às suas ações.

Porém, saindo um pouco do campo das crenças populares, não que elas estejam erradas, é bom apontar. Então, é importante também entender um pouco sobre o que a ciência enxerga em cima disso, existindo até mesmo divergências acerca do assunto.

O que dizem as pesquisas científicas sobre sonhos

O campo da ciência conta com diferentes visões sobre o significado de um sonho. Existem aqueles que acreditam no poder simbólico por trás dessas experiências, com tal ideia sendo defendida por grandes nomes da psicologia, como Sigmund Freud e Carl Jung.

A dupla realizou diferentes estudos e teorias sobre os significados dos sonhos, encarando esse movimento como uma exposição do ser humano através do seu subconsciente, fazendo deles algo até mesmo a ser discutido dentro de uma sessão de terapia.

Por outro lado, estudos mais modernos apontam para uma função específica dos sonhos, sendo eles responsáveis por um trabalho de fixação de memórias em sua mente, tendo assim, uma conexão direta com a organização do cérebro e suas informações.

Um exemplo disso pode estar na pesquisa por cromagem de peças preço, algo que pode ser muito importante para alguém em um dia, mas não sendo uma informação do mesmo valor após alguns meses, quando tal serviço já foi contratado e concluído.

Nesse sentido, os sonhos seriam uma espécie de consequência das ações do cérebro em reorganizar suas memórias, armazenando o que for mais importante, livrando-se de itens que não possam ser tão relevantes assim, sumindo da mente como um sonho esquecido.

Existindo ou não um significado por trás deles, a ciência moderna reconhece o papel que os sonhos podem ter na consciência de uma pessoa, servindo como algo a ser analisado diante do seu impacto na saúde emocional de um indivíduo.

Como os sonhos se conectam com a saúde mental

A mente humana costuma usar dos sonhos como uma reflexão do que pode estar presente em seu subconsciente, criando simulações ou revivendo memórias. Tudo isso faz com que os seus sonhos acompanhem o seu estado de saúde.

É por isso que em fases complicadas no trabalho, quando uma fábrica precisa recorrer a  instalação sensor de presença para lidar com problemas de roubo que possam estar ocorrendo ali, que tal gestor pode ter somente pesadelos ao ir dormir.

O mesmo tipo de situação pode ser vista dentro dos mais diversos tipos de situações, desde problemas na família até mesmo uma briga dentro do seu namoro, deixando os seus sonhos nada receptíveis, mostrando que possa existir algo de errado ocorrendo.

É por coisas desse tipo que muitos psicólogos costumam ter atenção sobre os sonhos que alguém possui, mesmo que seja para analisar qual a visão do paciente em cima disso e como ele reage diante dessas experiências noturnas em sua vida.

E falando de diferentes percepção, o olhar de cada cultura sobre o assunto pode implicar na forma em que dá atenção ao que ocorre enquanto dorme, sabendo até mesmo quando procurar por um container lanchonete à venda, por exemplo, vendo um sonho como sinal de trabalho.

As diferentes visões de um sonho

Para alguns, o movimento de sonho pode ser algo que está ligado à separação do corpo e da sua consciência, enquanto para outros, a situação é justamente a contrária, sendo esse um momento de introspecção, olhando para o centro de si mesmo.

Certas culturas podem olhar para o assunto até mesmo de forma espiritual, sendo um momento de conexão com o mundo esotérico. Enquanto para outros, isso se trata de um contato com diferentes símbolos e sinais que podem indicar o rumo da sua vida.

De um modo geral, é possível dizer que não existe uma resposta única para o que significa um sonho. E variadas são as formas que alguém pode reagir, seja investindo mais na sua fábrica de tubo sem costura ou então, pedindo alguém em casamento.

Existindo ou não um significado por trás, a verdade é que os sonhos podem agir também como um estímulo para que alguém possa decidir o que fazer e o que não. Para isso, basta apenas ter uma boa noite de sono para ter contato com tudo isso.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *