Clean beauty

Clean beauty: benefícios para o planeta e para a pele

Clean beauty: benefícios para o planeta e para a pele

Que a indústria da beleza está constantemente se renovando você já sabe. No entanto, um conceito que ganhou espaço e conquistou muitos adeptos é o clean beauty. O termo vem do inglês e pode ser traduzido literalmente como beleza limpa, que consiste em trazer ingredientes saudáveis e biodegradáveis em sua composição.

O consumidor de hoje é exigente. Ele pega um produto na gôndola ou pesquisa em um site e para por alguns minutos para ler a composição. Sem contar que conhece quais itens são prejudiciais, seja para a saúde ou o meio-ambiente.

Assim, é natural existir uma preferência por um protetor solar sustentável ou qualquer outro item de beleza na mesma linha. Quais seriam os benefícios da clean beauty? Descubra agora!

Sem risco de alergias

Parabenos, sulfatos, petrolatos e formaldeído são exemplos de substâncias passíveis de alergia e facilmente encontradas em diferentes cosméticos. Os shampoos, por exemplo, têm muitos sulfatos, enquanto os esmaltes tinham formaldeído na composição antes de se tornarem hipoalergênicos.

Conforme o tempo de uso, essas substâncias causam irritação na pele e até o desenvolvimento de alergias. Assim, apostar em produtos de uma linha clean beauty, por terem ativos naturais na composição, reduz e até elimina o risco de uma reação alérgica.

Mais sustentável

Este, sem dúvida, é o principal benefício da beleza limpa. Por contarem com ingredientes sustentáveis, os produtos não prejudicam a natureza e os animais desde o processo produtivo até o descarte. Afinal, no banho você estaria descartando esses componentes misturados com a água.

Além disso, há menor uso de água no processo produtivo, e as embalagens não contêm plástico, sendo livres de poluentes. Esses itens também são cruelty free, ou seja, não realizam testes em animais.

Resultados eficazes

Os produtos clean beauty funcionam tão bem quanto os tradicionais. Na verdade, é possível afirmar que o funcionamento é ainda melhor, por não prejudicar a pele ou o couro cabeludo. Suas fórmulas são eficazes e não comprometem a segurança de quem usa os cosméticos.

Outra questão envolve uma compra mais certeira. Muitas pessoas não entendem muito bem para que servem determinados produtos químicos, porém, quando se trata de substâncias naturais, é mais fácil descobrir se aquele item é para você. Isso significa que, em uma lida rápida no rótulo, já é possível entender se o produto é o mais indicado para o que você precisa.

Benefícios adicionais para a pele

Por mais que o produto comprado tenha uma função específica — por exemplo, no caso do protetor solar, o de proteger a pele contra os raios UVA e UVB —, você acaba ganhando outros benefícios ao apostar no clean beauty. Tudo depende dos ingredientes que compõem o cosmético.

Se você investiu em algo com óleos vegetais, ganhou hidratação e nutrição extra para a pele; agora, se o produto contém camomila ou calêndula, sua pele fica mais saudável e radiante devido às propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

Como identificar os produtos clean beauty

Identificar os produtos clean beauty não é difícil, mas exige paciência para ler rótulos e pesquisar um pouco sobre a marca e suas certificações. As principais dicas para acertar na compra, levar para casa produtos reais e escapar do greenwashing (falso envolvimento com beleza limpa/sustentável), são:

  • observar as avaliações e recomendações de outros clientes;
  • pesquisar por selos e certificações de qualidade, como o cruelty free, vegan ou o certificado orgânico;
  • ler os rótulos com calma e observar a presença das palavras “natural”, “orgânico” ou “livre de produtos químicos”;
  • conhecer os ingredientes que são parte dos produtos de beleza, pesquisar sobre eles e aprender a identificar o que é natural e o que é tóxico/perigoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *