Bem-estar animal: Como garantir o bem-estar dos animais de estimação

Bem-estar animal: como garantir o bem-estar dos animais de estimação

Os animais de estimação tem se tornado parte da família de muitas pessoas, e é claro que cuidar da saúde deles é uma obrigação de qualquer dono que quer ver o seu bichinho saudável, com uma boa qualidade de vida e um futuro próspero. 

 

O problema é que a saúde animal e o bem-estar de cães, gatos e outros bichinhos de estimação são bem diferentes dos humanos, tanto em cuidados com medicação até mesmo na parte alimentar, mas mais do que isso, o bem-estar animal também está conectado com questões psicológicas, comportamentais e até mesmo sanitárias. 

 

É necessário fornecer um ambiente limpo e higiênico para o animalzinho, assim como garantir que ele esteja saudável não só em termos físicos, mas também em questões psicológicas, assim como os humanos, os pets também podem sofrer com algumas doenças como depressão ou ansiedade, então é preciso ficar de olho em cada detalhe vinculado ao seu animalzinho. 

 

Mas acredite, essa não é uma tarefa fácil, não é como comprar uma chapa de ACM, na realidade, essa ação é bem mais complicada, e pensando nisso, no texto de hoje nós iremos te ajudar nessa jornada mostrando como garantir o bem-estar dos animais de estimação de forma segura e trazendo uma alta qualidade de vida para os bichinhos, bora conferir? Então vamos lá!

 

Criar formas de não deixar o bichinho nem com fome e nem com sede

 

A primeira forma de garantir o bem-estar do seu animal de estimação é fazer com que ele não sinta nem fome e nem sede e possa suprir essas necessidades básicas de maneira natural, para isso, é preciso ter um ambiente que possua esses recursos ao alcance do seu pet de forma simplificada. 

 

Se você passa o dia inteiro longe de casa, garanta uma boa quantidade de ração e de água antes de sair distribuindo potes próximos ao local onde o pet fica, além disso, garanta a troca constante de água e comida e forneça alimentos e água fresca, se atente ao líquido principalmente no verão. 

 

Também não se esqueça de conferir os alimentos que podem ser consumidos além da ração, veja o que seu pet pode comer e o que pode ser agregado dentro da sua dieta, garantir a sua alimentação e a sua bebida é algo fundamental. 

Bem-estar animal: Como garantir o bem-estar dos animais de estimação

Criar um ambiente confortável

 

O segundo ponto é a criação de um ambiente confortável, se você preza pela saúde do seu animalzinho, é preciso garantir que ele tenha um espaço de conforto e que se adapte bem ao estilo de vida dele, se você tem um cachorro de grande porte, por exemplo, não adianta colocá-lo para viver em um espaço apertado, no meio do seu escritório junto com sua impressora fiscal e outros itens. 

 

Ele vai precisar de um espaço grande, no qual ele pode se locomover durante o dia e praticar suas atividades gastando energia. Garanta alguns brinquedos para que ele possa aproveitar, compre uma caminha confortável e selecione um local na sua casa que corresponda às necessidades do animalzinho. 

 

Leve em consideração fatores como o tamanho do pet, suas necessidades de locomoção, suas preferências para brincar e por aí vai, coloque tudo na balança e busque criar um ambiente de conforto extremo. 

 

Proteger seu bichinho de situações que geram medo ou experiências mentais negativas

 

Os pets também sofrem com a parte mental, muitos podem desenvolver doenças mentais e até mesmo acabar se retraindo e modificando seu comportamento devido a algumas questões traumáticas que marcam a vida desses animaizinhos, então para garantir seu bem-estar, é sua tarefa evitar qualquer tipo de risco. 

 

Procure proteger seu animal de desafios e rotinas urbanas consideradas perigosas, sempre que for passear com ele, procure por espaços mais calmos ou que não geram sensação de medo no pet, além disso, evite dar broncas em excesso ou até mesmo bater no bichinho. 

 

Caso o gatinho tenha arranhado o sofá ou o cachorro comeu seu sapato novo, procure saber o porque daquilo antes de partir para uma punição agressiva, evite envolver seu pet em brigas e caso ele sinta medo, proteja-o de determinadas situações, a parte mental é tão importante quanto a física e também deve ser bem explorada. 

 

Adotar condutas preventivas para prevenir doenças

 

Contrair uma doença é algo natural tanto para pets quanto para pessoas, mas cabe ao dono buscar prevenir que elas aconteçam, afinal, o bem-estar está diretamente relacionado a sua saúde, e cá entre nós, ninguém gosta de ficar doente, concorda?

 

Então se o seu pet é um eletroimã de atrair doenças, é melhor você começar a se prevenir e adotar medidas que combatem isso, garanta que ele esteja sempre vacinado e com toda a sua carteira em dia, veja quais vacinas ele precisa tomar, as datas e garanta que tudo esteja sempre em ordem. 

 

Também busque passar no veterinário com frequência para consultas de rotina ao menos uma ou duas vezes por ano, realize exames e faça avaliações constantes, isso ajuda a acompanhar a saúde do pet, entender melhor sobre o seu animalzinho e dar segurança e bem-estar dentro da sua rotina. 

 

Ter um espaço higiênico e com uma boa condição sanitária

 

Ninguém gosta de viver em um ambiente sujo ou com uma péssima condição sanitária, concorda? Acredite, o seu animalzinho também não quer passar por isso, então que tal fornecer a ele um espaço agradável e que ele goste de ficar?

 

Para isso, é necessário fazer a limpeza constante da casa e principalmente do espaço do animal, esses tendem a soltar pelos e fazer suas necessidades fisiológicas, então esteja sempre fazendo a limpeza de forma diária, retirando as fezes, limpando a urina, e passando um pano para evitar o odor e a propagação da sujeira. 

 

O animalzinho também deve tomar banho com regularidade, a cada 15 dias ou no mínimo uma vez por mês, além disso, lave seus potes com frequência e garanta que todos os utensílios e brinquedos usados estejam limpos de forma regular. 

 

Trazer liberdade e viabilizar aos animais a expressão de seu comportamento ambiental

 

Por fim, todo animal, por mais domesticado que seja, precisa ter alguns comportamentos e vivências um pouco mais “selvagens”, existem alguns comportamentos que fazem parte da sua natureza e esses devem ser preservados. 

 

Se o seu gato gosta de dormir em cima da geladeira ou na sua placa solar, permita ele a fazer isso e propicie um ambiente que forneça essa opção, não tire o direito dos animais de se sentirem excluídos ou de não fazerem aquilo que desejam, promova um espaço no qual eles podem fazer aquilo que o seu instinto busca. 

 

Adapte sua casa, traga essa parte um pouco mais selvagem e tenha um ambiente que possa suprir suas necessidades e gerar felicidade e alegria para os seus bichinhos. 

 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

 

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *