comunicação assertiva

Comunicação assertiva: o que é e como funciona seus processos 5 dicas

Ter uma comunicação assertiva dentro da empresa é fundamental para melhorar o desempenho da equipe, e por meio dela, é possível cometer erros, agilizar o atendimento e criar um ambiente organizacional mais saudável.

As pessoas passam muito mais tempo em contato com os colegas de trabalho do que com as pessoas da própria família, e isso afeta tanto os profissionais que trabalham em casa quanto aqueles que trabalham na empresa.

A corporação precisa encontrar maneiras de fazer com que seus colaboradores interajam de forma positiva para alcançar um bom clima organizacional. Investir em comunicação assertiva é o melhor caminho para conseguir isso.

Ela incentiva melhorias no cotidiano dos profissionais, além de agilizar processos internos e melhorar a dinâmica de atendimento ao cliente.

Ter um bom clima organizacional é indispensável para que todos os funcionários se sintam bem em sua rotina de trabalho, possam construir relações positivas e desenvolver suas tarefas da melhor forma.

Quando isso acontece, todos os processos internos fluem muito melhor, mas o gestor precisa ter pleno conhecimento sobre o assunto.

Para ajudar a implementar essa comunicação, o artigo vai mostrar sua importância, falar um pouco sobre seus benefícios e como colocá-la em prática.

O que é comunicação assertiva?

Comunicação assertiva é a capacidade do indivíduo em expressar seus pensamentos, emoções, ideias e opiniões, de modo que os outros possam compreender. Só que esse conceito não pode ser confundido com interação desrespeitosa e agressiva.

O propósito da comunicação assertiva é se fazer entender pelos outros para que a mensagem seja entregue exatamente como esperado.

Existem várias características pessoais que ajudam a desenvolver essa comunicação, e uma autoescola especializada em alteração cnh pcd precisa fazer com que seus colaboradores se sintam seguros e confiança.

Importância da comunicação assertiva

De modo geral, a comunicação assertiva no ambiente de trabalho é fundamental para que os relacionamentos sejam baseados em respeito entre todos os stakeholders do negócio, ou seja:

  • Líderes;
  • Colaboradores;
  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Público em geral.

Trata-se de uma ferramenta muito importante para gerenciar conflitos e estabelecer uma comunicação sem ruídos para que todos os processos estejam alinhados e sejam bem executados.

Um dos principais pilares dessa comunicação é a empatia, para que todos os envolvidos se sintam livres e seguros para mostrar suas visões e sentimentos diante de determinada situação.

Desenvolver esse sentimento na equipe é muito importante para gerar motivação, cooperação e senso de pertencimento.

A comunicação assertiva faz com que os profissionais se expressem de maneira compreensível, mantenham o respeito, tenham diálogos saudáveis e torne o ambiente mais agradável.

Dentro de uma confecção de camisa de malha silkada, todos os profissionais estarão mais engajados e interagindo de maneira otimizada e o tempo é bem gerenciado porque as necessidades e demandas são livres de erros.

É uma maneira de reduzir a pressão e permitir o fluxo de ideias, os resultados são potencializados, existe boa capacidade de expressão, negociação e solução de conflitos, além de aumentar a credibilidade e melhorar a imagem da corporação.

Benefícios da comunicação assertiva

A verdade é que existem muitas vantagens em adotar a comunicação assertiva no ambiente de trabalho. A primeira coisa é que essa mudança contribui para que a rotina de todos os profissionais seja mais agradável, tranquila e produtiva.

Isso não significa que a organização tenha que mudar seu estilo ou parar de produzir, pois com melhorias no espírito de cooperação, fica mais fácil aumentar a produtividade e fortalecer o engajamento entre os diferentes setores.

São mudanças que vão gerar impactos positivos na qualidade do atendimento ao cliente e até mesmo na disposição da equipe de vendas, que se mostrará mais disposta a encontrar soluções para os consumidores e auxiliar em sua jornada de compra.

A organização sente melhorias na retenção de talentos e reduz sua taxa de rotatividade. Se dentro de um fabricante de teto de varanda de vidro o ambiente é agradável, os funcionários não têm por que procurar outro emprego.

São profissionais que estão sempre engajados e felizes com a rotina de trabalho porque encontram um ambiente favorável.

Como aplicar a comunicação assertiva

Depois de conhecer um pouco mais sobre a comunicação assertiva, o gestor já está pronto para aplicá-la no cotidiano, e para isso é necessário seguir algumas regras, como:

Trabalhar a escuta ativa

É difícil entrar em um ambiente onde todas as pessoas querem falar ao mesmo tempo, uma situação cansativa e desgastante que costuma acontecer em muitas empresas, mas que traz problemas na troca de informações.

É fundamental praticar a escuta ativa para ouvir atentamente o que as pessoas estão dizendo, e mesmo que pareça uma atividade simples, a verdade é que muitos estão apenas esperando uma oportunidade de falar.

Até mesmo durante uma aula de carro para habilitados o aluno precisa ouvir atentamente o que o instrutor está dizendo se realmente quiser aprender.

Dentro do ambiente de trabalho, a escuta ativa é essencial para cumprir prazos, não se esquecer de tarefas, evitar o extravio de documentos e outros problemas comuns por falta de atenção.

Repetir as mensagens

Quando se trata de comunicação, muitas pessoas pensam na capacidade de falar e de que maneira isso pode afetar as relações, só que é indispensável observar aspectos não verbais dentro da empresa.

O gestor precisa repassar metas, estabelecer atividades e distribuir tarefas para os funcionários, mas quando faz isso, precisa perceber a linguagem corporal que eles mostram.

Seu profissional demonstra tranquilidade e confiança, o gestor pode continuar explicando as ideias, caso contrário, deve repetir a mensagem até que o membro da equipe realmente se sinta confiante.

Quando prazos importantes estão se aproximando, o gestor deve reafirmar os avisos para que todos possam se conscientizar sobre o compromisso que assumiram.

Analisar as soluções

Dentro de um fabricante de graxa de grau alimentício, é normal que o gestor precise procurar soluções, da mesma forma, deve encontrar maneiras de se comunicar para ajudar a resolver problemas.

Quando uma discussão fica acalorada, acaba se distanciando do motivo, e isso acontece porque os envolvidos não estão empenhados em analisar soluções.

Em momentos muito difíceis, também é comum jogar a culpa em alguém que contribuiu com uma situação difícil, e diante desse cenário, o papel do líder é manter o foco nas estratégias que podem solucionar o problema.

Nesse momento, é interessante reforçar a visão da empresa porque isso traz um clima otimista, mesmo se a situação for extremamente desgastante.

Escolher um bom canal

Outro ponto muito importante é saber escolher um canal apropriado para estabelecer uma comunicação, visto que nem sempre essas reuniões presenciais serão produtivas e suficientes.

O gestor de uma clínica de internação para tratamentos de alcoolismo deve fazer um planejamento para escolher quais canais serão usados em cada tipo de contato.

Se for apenas para fazer um esclarecimento básico, organizar tarefas ou manter o fluxo de trabalho, uma mensagem por WhatsApp ou um e-mail é o suficiente.

Agora, se o momento for mais estratégico, como definir um prazo, alinhar uma atividade, entre outros processos delicados, o ideal é fazer uma reunião com todos os envolvidos.

Se for necessário fazer um ajuste pontual para resolver problemas, outra coisa interessante é fazer uma reunião diretamente com o colega porque isso evita constrangimentos e momentos desgastantes.

Buscar esclarecimentos

Dentro das organizações, como uma empresa de instalação de pára raios em casas, as pessoas podem sentir vergonha de questionar alguma coisa ou dizer que não entendeu o que foi pedido.

O gestor deve estar atento a isso porque pode gerar vários problemas, pois tentar adivinhar o que o outro pede demanda muito esforço e tempo.

A companhia deve ensinar que os colaboradores podem buscar esclarecimentos sempre que tiverem uma dúvida, mesmo se para eles a questão parecer muito boba, pois o que realmente importa é que tudo fique esclarecido.

Se alguém estiver muito constrangido em perguntar alguma coisa, pode pedir um momento a sós ou conversar com o colega e gestor durante uma pausa para o café.

Ao fazer isso, uma clínica veterinária próximo a mim permite que os membros da equipe se sintam mais à vontade, além de evitar problemas com prazos e metas.

Considerações finais

A escuta ativa envolve muitos outros processos que podem ser aplicados pelos gestores, como fazer perguntas abertas, evitar suposições, ser flexível, entre outras práticas.

O próprio gestor pode criar outras maneiras de fazer isso, pois o que realmente importa é que a comunicação seja clara e que todos entendam perfeitamente as mensagens transmitidas dentro da corporação.

A comunicação é a base de tudo e se ela for assertiva, consequentemente os processos internos também serão e isso vai gerar impactos positivos desde o clima organizacional até o atendimento ao cliente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *