Dicas de segurança para compras on-line
Fazer compras on-line não é uma novidade, afinal, a Internet e os próprios aplicativos de celular facilitaram — e muito — a forma como as pessoas buscam por produtos e serviços.
Apesar de toda a praticidade, de poder comprar com cupons e de aproveitar descontos, é preciso ter cuidado para não cair em golpes e ciladas. E o que fazer para aproveitar ao máximo as ofertas na Internet com segurança? Confira as dicas!
Cuidado com ofertas milagrosas
Um golpe muito comum para atrair as pessoas é oferecer um preço muito abaixo da média. A oferta milagrosa parece interessante, no entanto, é apenas uma forma de os bandidos obterem dados de cartões de crédito.
Se o preço está muito abaixo da média, desconfie e parta para outro site. É melhor pagar um pouco mais, mas proteger seus dados e garantir que vai receber o produto.
Compre apenas de dispositivos seguros
Use sua Internet e seu computador ou celular para fazer a compra. Nada de redes ou computadores públicos, já que existem chances de vazamento de dados. Quanto ao seu celular ou notebook, verifique se estão com o antivírus em dia.
Também não é indicado emprestar dispositivos a amigos e familiares, afinal, há o risco de as informações ficarem salvas ali. Por mais que pretenda pagar com boleto, demais dados como endereço, CPF, RG e e-mail podem ficar no computador ou no celular.
Pesquise sobre a empresa
Encontrou uma oferta de uma empresa desconhecida? Antes de fazer o pedido, aproveite o Google para pesquisar um pouco sobre o negócio. Através de sites de reclamações e até mesmo redes sociais, você poderá concluir se vale a pena ou não seguir com a compra.
A empresa tem uma boa reputação? Aproveite a experiência e faça sua primeira compra. Não encontrou nada positivo ou informações relevantes que passem confiança? Passe para a próxima!
Fuja de sites desconhecidos
Sites desconhecidos costumam ser os primeiros a ter os dados roubados por golpistas. Encontrou um link muito estranho, sem https? Feche e opte por lojas mais conhecidas.
Além disso, quando for fazer a compra, escolha sites que ofereçam formas de pagamento seguras, ainda mais se o seu objetivo é usar o cartão de crédito. Mesmo na geração de boleto ou PIX, fique atento e observe se há https no link.
Dê uma olhada nos canais de atendimento
Uma empresa idônea possui diversos canais de atendimento e responde aos seus clientes. Antes de comprar, sinta-se livre para mandar mensagens e fazer perguntas, seja sobre preços, variação do produto ou descontos.
Percebeu que o canal de atendimento não existe ou nunca retorna? Tome cuidado e experimente testar outra loja para fazer o pedido. O ideal é que haja uma boa comunicação com o consumidor em todas as etapas de compra.
Registre todo o processo de compra
A maioria das lojas on-line envia e-mails de todo o processo de compra, e você ainda tem formas de rastrear o pedido diretamente pelo site. Guarde esses e-mails com dados de confirmação de pagamento, id do pedido e prazo de entrega.
Se você tiver algum problema, como atrasos ou entrega de pedido errado, pode ir atrás da empresa e abrir uma reclamação. Vale também printar as telas durante o processo, para apresentar caso tenha algum erro ao tentar comprar.
Pesquise preços em lojas diferentes
A pesquisa é uma grande aliada. Pense que, se fosse uma compra presencial, você não compraria na primeira loja, ao contrário, olharia algumas e, onde encontrasse a oferta mais atrativa, fecharia negócio.
A diferença do meio on-line é que esse processo acontece de forma mais rápida. Então, pesquise e olhe o mesmo produto em diferentes sites. Encontrou uma boa oferta e frete? Faça o pedido.