energias renováveis

Conheça como adotar energias renováveis em sua empresa 4 benefícios

As energias renováveis são uma opção para as empresas que querem se tornar mais sustentáveis e acompanhar as exigências por parte dos consumidores e da sociedade como um todo.

Atualmente, existe uma pressão por parte do Estados e das pessoas para que as companhias prezem pela sustentabilidade em suas ações. Assim sendo, negócios dos mais variados tipos e segmentos precisam encontrar alternativas sustentáveis.

Entre as ações mais comuns está a redução do uso de recursos naturais, diminuição de resíduos produzidos, preocupar-se com a emissão de gases poluentes, entre outras práticas que fazem parte do planejamento de negócios conscientes.

Outras empresas preferem investir em energias sustentáveis porque elas trazem muitos benefícios para o planeta e para o próprio negócio. Por exemplo, é uma forma de reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência energética.

Cuidar do planeta e preservar os recursos naturais são deveres de todos, mas as companhias devem tomar a frente para servir de exemplo.

Para ajudar, este artigo vai mostrar a importância das energias renováveis, quais são seus benefícios, seu objetivo dentro da corporação, explicar sobre seu conceito e dar alguns exemplos que podem ser utilizados.

Importância das energias renováveis

As energias renováveis são muito importantes dentro das empresas por diversas razões, dentre as quais se destacam:

  • Redução de custos;
  • Autonomia energética;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Ajuda no marketing verde.

Para mudar a fonte energética da empresa, é necessário um investimento inicial para comprar equipamentos e instalá-los. Mas esse valor se paga ao longo do tempo por conta da redução de custos.

Se um fabricante de corrimão de ferro para varanda optar, pelo uso da energia solar, terá poucos gastos com manutenção e os painéis utilizados duram bastante tempo.

Além do mais, ocorre uma diminuição significativa na conta de energia elétrica, uma vez que a empresa aproveita a energia do sol.

É comum que a rede elétrica de alguns lugares sofra muitas oscilações e elas são muito prejudiciais porque podem simplesmente interromper as atividades. A partir do momento em que a companhia investe em energia renovável, consegue resolver esse problema.

Um dos compromissos que a corporação precisa assumir é a preservação do meio ambiente, e as fontes renováveis garantem seu cumprimento.

Isso porque elas não emitem gases tóxicos na atmosfera e ainda ajudam a preservar o meio ambiente. Por último, as energias renováveis também são importantes para trabalhar o marketing verde.

Esse tipo de estratégia é indispensável para agradar o consumidor moderno que está cada vez mais preocupado com a origem e a procedência dos produtos e serviços.

Se alguém precisa contratar uma empresa especializada em limpeza de piscinas, vai escolher aquela que investe em boas práticas produtivas e as quais favorecem o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Benefícios das energias renováveis

Os benefícios das energias renováveis estão relacionados ao desenvolvimento ambiental, social e econômico.

Um dos que mais se destacam é a diminuição de gases de efeito estufa proveniente da queima de combustíveis fósseis, que intensificam as mudanças climáticas.

Também ocorre uma diminuição da poluição na atmosfera das grandes cidades, melhorando a qualidade de vida da população.

Essas fontes de energia também protegem a vida aquática, terrestre e humana, uma vez que não são retiradas da natureza.

A corporação consegue obter mais retornos econômicos, tem mais acesso à energia elétrica e identifica oportunidades de inovar e gerar empregos.

Também é uma forma de conquistar posicionamento e imagem de responsabilidade com o meio ambiente, devido à relação com energias que geram menos impactos.

Objetivo das energias renováveis

Dentro das empresas, as energias renováveis têm o objetivo de reduzir as emissões de CO2 que costumam ser gerados por meio das atividades diárias.

Companhias de grande porte investem muito dinheiro nessa mudança porque entendem a necessidade de reduzir a emissão de gás carbônico.

Além de reduzir a pegada ambiental de uma clínica de microagulhamento para poros dilatados, também traz ganhos econômicos, reduz os custos operacionais e reforça o comprometimento do negócio com o desenvolvimento sustentável.

Por fim, a aplicação dessas estratégias colabora com as metas governamentais e insere a empresa no mercado de crédito de carbono.

Mas o que são energias renováveis?

Energias renováveis nada mais são do que fontes que se regeneram e não se esgotam com o tempo. São muito importantes na transição sistêmica de energia, abandonando combustíveis fósseis, além de reduzir o aquecimento global.

São fontes de energia limpas que preservam a saúde do ser humano e o meio ambiente. Entre as fontes renováveis mais comuns estão a energia solar, energia eólica, energia hidrelétrica, energia geotérmica e energia de biomassa.

Conhecendo mais seus tipos

Como visto no tópico anterior, uma confecção de uniforme para auxiliar de cozinha pode usar diferentes tipos de energia renovável. Para fazer uma boa escolha, é necessário conhecê-las melhor.

A energia solar consiste no aproveitamento da luz do sol que, além de ser inesgotável, é muito potente. Isso porque uma grande quantidade de radiação se estende pelo planeta diariamente.

No entanto, a principal questão relacionada a essa opção são as formas de aproveitá-la para gerar energia elétrica. Para isso, existe a opção de usar placas fotovoltaicas que converter a luz do sol em eletricidade.

Outra opção é a energia térmica para aquecer a água e o ambiente. A eólica, por sua vez, aproveita a força dos ventos para produzir força. Tem se tornado cada vez mais importante porque não emite poluentes na atmosfera.

As usinas eólicas são formadas por grandes cataventos instalados em locais onde a movimentação do ar é mais intensa durante o ano. Os ventos giram as hélices que, por sua vez, movem as turbinas e acionam os geradores.

Um buffet de jantar para casamento pode aproveitar essa fonte renovável, embora tenha algumas limitações porque nem sempre o vento é constante, o que pode gerar algumas interrupções.

Além do mais, também existe uma grande dificuldade em armazenar a energia produzida. No entanto, outra opção são as hidroelétricas que utilizam o movimento da água para produzir eletricidade.

Em diversos países, como Brasil, China e Estados Unidos, costuma ser muito aproveitada por usinas que transformam a energia hidráulica e cinética em eletricidade.

Mas pelo fato de ser necessário estabelecer uma área de inundação no ambiente onde a usina é instalada, a construção deve ser feita apenas em áreas de planalto, visto que o terreno é mais íngreme e acidentado.

Isso se dá pelo fato de que rios de planícies precisam se mais espaço para represar a água, o que pode gerar impactos ambientais.

Por um lado, essa opção prejudica o meio ambiente por conta da inundação de áreas naturais e do desvio de leitos de rios. Sem falar da emissão de dióxido de carbono devido à decomposição de matéria orgânica nas áreas alagadas.

Por outro lado, um fabricante de bandeja isopor para carne pode optar pela energia hidroelétrica porque ela é uma forma eficiente de gerar eletricidade e menos poluentes do que as termoelétricas.

Quanto à energia de biomassa, está relacionada a qualquer matéria orgânica não fóssil e o material pode ser usado para queima e produção de energia elétrica.

É uma opção importante por conta do aproveitamento de materiais que, a princípio, seriam descartados, como no caso de restos agrícolas, principalmente o bagaço da cana-de-açúcar.

Existem três tipos de biomassa que podem ser usados como fonte de energia. Os primeiros são os combustíveis sólidos, como madeira, restos vegetais e de animais, e carvão vegetal.

Um restaurante especializado em café da manhã para funcionários pode usar energia de biomassa proveniente de combustíveis líquidos, como etanol, biodiesel e outros que são obtidos por meio da transformação de material orgânico.

Por fim, a energia de biomassa também pode ser obtida por meio de combustíveis gasosos, provenientes da transformação industrial ou de restos orgânicos, como gás metano de aterros sanitários.

Por fim, a energia geotérmica vem do calor interno da Terra e quando ele se manifesta próximo à superfície, a temperatura elevada do subsolo produz eletricidade.

Uma empresa especializada em laudo PPRA e PCMSO pode usar esse tipo de energia porque as usinas geotérmicas injetam água no subsolo usando dutos especificamente elaborados para essa função.

A água evaporada é conduzida pelos tubos até as turbinas que vão se movimentar e gerar eletricidade. Para reaproveitar a água, o vapor é levado novamente para áreas onde pode se transformar em água e assim reinicia-se o processo.

Considerações finais

Ter responsabilidade ambiental é indispensável nos dias de hoje as empresas são as primeiras a serem cobradas.

Isso porque o planeta precisa de cuidados e o meio ambiente deve ser protegido dos impactos ambientais provenientes do uso de eletricidade.

Para alcançar esse propósito, as empresas podem investir em fontes de energia renováveis que não agridem o planeta.

Existem diversas opções que podem ser aproveitadas, conforme mostrado ao longo do conteúdo, assim, o negócio colabora com o planeta e se posiciona como empresa com responsabilidade ambiental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *