Separar a vida pessoal da profissional é algo que parece muito fácil para as pessoas, no entanto, a verdade é que existem muitos profissionais que não sabem ou simplesmente não conseguem fazer isso.
Deixar cada parte da vida em seu respectivo ambiente pode parecer extremamente complicado, principalmente na era do home office e da tecnologia que mantém as pessoas conectadas o tempo inteiro.
O problema de não saber fazer essa separação é que uma coisa pode atrapalhar a outra. Quando os assuntos da vida pessoal são levados para o trabalho, o desempenho do profissional tende a cair muito.
Da mesma forma, quando os assuntos profissionais são levados para a vida pessoal, a pessoa começa a se preocupar nos momentos em que deveria estar relaxando e descansando a cabeça.
O trabalho é sim muito importante na vida de uma pessoa, afinal, é dele que sai o sustento do indivíduo e muitas vezes de uma família inteira. Mas é na vida pessoal que as pessoas cuidam de si mesmas e de sua saúde física e mental.
Por conta da importância do assunto, este artigo vai explicar porque é necessário separar a vida pessoal da profissional, quais são os benefícios dessa separação e os cuidados necessários entre essas esferas.
Importância de separar vida pessoal e profissional
Ter êxito na vida profissional é um dos maiores objetivos dos profissionais hoje em dia, mas a verdade é que é um grande desafio alcançar o sucesso na carreira.
Muitas pessoas têm rotinas que chegam às 9 ou 10 horas por dia, e muitas fazem horas extras impedindo que tenham tempo para cuidar da família, cultivar a vida social ou até mesmo descansar o suficiente.
É fora do trabalho que uma pessoa vai cuidar de seus interesses, por exemplo, comprar verniz para madeira escuro. Se o indivíduo não parar para fazer o que precisa, suas necessidades vão se acumulando e isso causa muito estresse.
Parece mentira, mas uma grande quantidade de pessoas não sabe como finalizar o seu trabalho durante o dia, ir para casa e curtir o resto da noite com a família sem pensar no trabalho.
Essa realidade está cada vez mais distante por conta dos avanços tecnológicos e pelo fato de que o profissional tem mais facilidade para levar trabalho para casa e ficar resolvendo as coisas pelo celular.
Esse hábito coloca a vida em segundo plano e quando sobra tempo para fazer alguma coisa, ele é muito curto. Essa situação tem feito com que as pessoas tenham dificuldade para identificar os limites entre vida pessoal e profissional.
Mesmo quando estão em casa, elas estão pensando no trabalho e o excesso de tarefas somado a uma rotina estressante vai desencadear vários problemas, como a síndrome de Burnout que se caracteriza por uma exaustão física e emocional.
Ter tempo para pensar em outras coisas e cuidar de outros assuntos, como procurar um centro de ortopedia para pet, é fundamental para que a vida pessoal funcione.
Saber equilibrar as coisas é indispensável para ter qualidade em todas as esferas da vida, tanto no trabalho quanto no lazer, sendo coisa simples que precisam caminhar juntas para o bem-estar emocional.
Trabalhar é importante e ter responsabilidade com o trabalho também, mas ninguém deve deixar de tirar um tempo para cuidar de si mesmo e das pessoas importantes, como família e amigos.
Benefícios de separar vida pessoal e profissional
Equilibrar vida pessoal e profissional é fundamental para ser bem-sucedido em ambas as áreas, mas se houver uma falta de equilíbrio, vários problemas físicos e psicológicos começam a aparecer.
Inclusive, esses problemas estarão relacionados a ambos os lados da vida, o que causa uma insatisfação generalizada.
Na empresa em que trabalha, o profissional precisa se responsabilizar por várias tarefas importantes, como realizar teste de estanqueidade de gás, mas quando chega em casa, tudo isso deve ser esquecido.
É compreensível que as pessoas tentem construir uma vida financeira tranquila e a paixão pelo trabalho, mas isso não pode substituir os cuidados com a saúde e a qualidade de vida. Os benefícios desse equilíbrio incluem:
- Evita problemas psicológicos;
- Evita problemas familiares;
- Protege a saúde física;
- Conserva a produtividade.
É cada vez mais comum encontrar pessoas que estão sofrendo com algum transtorno mental provocado pelo trabalho, o que acaba desencadeando afastamentos por doenças.
Algumas das mais comuns são o estresse, depressão e síndrome de burnout, provenientes do excesso de tarefas ou pressão no trabalho.
Saber separar a vida pessoal e profissional evita essas situações que geram impactos na qualidade de vida e podem até mesmo incapacitar o profissional.
Quando uma pessoa tem tempo de cuidar de assuntos do seu interesse, como aluguel de castelo inflável, evita rupturas nas relações com familiares, amigos e relacionamentos amorosos.
A falta de tempo para investir pode afetar as relações, provocar ou agravar um quadro de depressão, por isso, é fundamental preservar as relações pessoais.
Pessoas que atropelam a vida pessoal por conta do trabalho apresentam dores na lombar, dores musculares, tendinite, enxaqueca e outras condições que aparecem como sintomas do desequilíbrio entre um lado e outro da vida.
Profissionais que trabalham em escritórios costumam apresentar esses sintomas ou aqueles que realizam serviços braçais e repetitivos.
Por fim, alcançar esse equilíbrio é indispensável para manter a produtividade em alta, pois mesmo que uma pessoa esteja trabalhando muito, esse excesso acaba provocando queda nos resultados, dificuldade de raciocínio e limitação da criatividade.
Uma pessoa que trabalha muito se sente cansada e a apatia afeta a capacidade de fazer o que precisa ser feito com excelência e dedicação.
As empresas que fazem panfletagem procuram conscientizar seus profissionais por que a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional traz muitos danos, principalmente para a saúde física e mental.
Cuidados necessários
Existem alguns cuidados importantes que evitam essa mistura entre vida pessoal e profissional, e dentre os principais estão:
Levar problemas do trabalho para casa
Ir para casa pensando no trabalho ou falar sobre esses problemas com a família em momentos de lazer impede que o indivíduo aproveite o que era para ser um momento seu de descontração.
A pessoa não consegue se concentrar naqueles que são importantes para ela, pois fica pensando em uma reunião importante, entre outros assuntos profissionais.
Isso acaba confundindo as emoções pessoais com as emoções do trabalho e o indivíduo acaba levando este clima para casa, prejudicando a convivência com os familiares.
Não descansar
Assim como as crianças que estão no jardim de infância precisam de férias, os profissionais também precisam, por isso não deve ser visto como um luxo, mas algo necessário para descansar o corpo e a mente.
É natural que para um empreendedor seja muito difícil se afastar do negócio, mas ele precisa escolher um tempo para descansar, e quando estiver fazendo isso, não deve levar questões de trabalho para casa.
Férias foram feitas para descansar, cuidar dos interesses pessoais, viajar, estar em contato com a família e amigos próximos e fortalecer vínculos importantes, e a mesma coisa acontece com os fins de semana e feriados.
Pular dias de folga só serve para deixar a cabeça mais cansada e doente, e ao longo do tempo, isso vai se refletir no organismo.
Depois que o trabalhador desce de um andaime tubular industrial na sexta-feira no fim do expediente, deve aproveitar seus horários de descanso e entender que eles são necessários para o corpo e para a cabeça.
Aproveitar os momentos
Quando uma pessoa tem um compromisso importante, sente dificuldades em se concentrar em questões paralelas, mas é fundamental manter o foco no que está sendo feito.
Quando alguém está com a família, deve desligar o celular do trabalho, manter o computador fechado o tempo todo e não dar trela para as interrupções.
É claro que alguns profissionais não podem se desligar totalmente, como no caso dos médicos ou alguém que esteja passando por um período muito importante na empresa, mas fora isso, a disponibilidade nos momentos de folga é para os assuntos pessoais.
A pessoa precisa estabelecer limites e proteger o tempo livre porque é nesses momentos que vai cuidar da saúde, fazer criolipólise costas, resolver algum problema pessoal, visitar um amigo e assim por diante.
Considerações finais
As pessoas hoje em dia dão mais valor para as conquistas materiais do que para a convivência com amigos e familiares queridos, e isso faz com que trabalhem muito.
Elas trabalham incansavelmente para construir uma carreira de sucesso, e a maioria faz isso apenas para dizer que conseguiu chegar lá, pois nem sempre a vontade genuína existe.
Essa linha de raciocínio é extremamente prejudicial e não vai trazer nada além de cansaço, estresse e doenças físicas e mentais.
É importante mudar a maneira de pensar e encontrar um equilíbrio, porque trabalho e vida pessoal são importantes da mesma forma.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.