psicologia organizacional

Como a psicologia organizacional pode impactar positivamente nas organizações

A psicologia organizacional é uma área de atuação da psicologia que se volta para o estudo e estruturação do comportamento dos colaboradores dentro da corporação.

Ela é usada para orientar a gestão de pessoas, promover qualidade de vida e melhorar as relações no ambiente de trabalho. O principal objetivo é desenvolver práticas e estratégias que vão gerar impactos positivos nos negócios da organização.

É fundamental fazer um estudo do comportamento humano, tendo como foco a realidade corporativa, que nada mais é do que a proposta da psicologia empresarial, favorecendo a produtividade, gestão de conflitos e redução de turnover.

Para atuar dessa forma, ela envolve a psicologia do pessoal, psicologia do trabalho e psicologia das organizações.

Seu surgimento se deu durante a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, uma época em que a psicologia industrial pretendia amparar os trabalhadores nas novas relações que estavam se estabelecendo depois do sistema feudal.

Mas foi apenas em 1924 que as verdadeiras melhorias nas condições de trabalho começaram a acontecer.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar a importância da psicologia organizacional, mostrar um pouco dos seus benefícios e de que maneira ela deve ser aplicada dentro da empresa.

Importância da psicologia organizacional

A psicologia organizacional é importante porque contribui com a adoção de uma gestão estratégica que visa promover o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais.

A organização precisa saber gerir seu principal ativo, ou seja, o funcionário, para que possa se antecipar aos conflitos e resolvê-los. Também é assim que ela vai desenvolver as atividades internas de maneira eficaz.

Para um fabricante de cercadinho de chão para bebê, é uma forma de fazer com que os processos seletivos sejam mais bem direcionados.

A psicologia organizacional atua nos processos de recrutamento e seleção, oportunizando a realização dessas atividades de maneira mais eficiente.

Supondo que uma vaga tenha sido aberta dentro de uma empresa e que o analista de RH vai estudar o cargo para evoluir o processo de contratação, deve analisar a função corretamente para traçar o perfil ideal.

É assim que ele vai conseguir encontrar o candidato compatível com a atividade, fazendo uma avaliação mais apurada tendo como foco a psicologia organizacional.

Outra vantagem que explica sua importância é a redução nas taxas de rotatividade dentro da companhia. Uma vez que as contratações são mais efetivas, os colaboradores ideais passam a ocupar cargos compatíveis com suas habilidades.

Os profissionais se sentem mais satisfeitos no trabalho e isso melhora consideravelmente o clima organizacional. Além do mais, é uma forma de reduzir os custos com rescisões e indenizações.

Dentro de um fabricante de adesivos personalizados automotivos, as equipes terão uma performance melhor. Isso acontece porque a corporação vai conhecer e entender as necessidades, expectativas e desejos de cada um.

A partir disso, traça um direcionamento o que ajuda a desenvolver o potencial de seus colaboradores, por meio de treinamentos adequados ao perfil de cada um e boas condições para se desenvolver dentro da companhia.

Ao longo do tempo, o profissional melhora muito, agrega valor à própria carreira e colabora com os objetivos da organização.

Benefícios da psicologia organizacional

A psicologia organizacional traz diversos benefícios para a empresa, e um deles é o aumento da produtividade. O estresse é um dos fatores que trazem muitos prejuízos para a corporação e pode afetar a saúde física e emocional dos funcionários.

Como consequência, a produtividade diminui muito, tendo em vista que o bem-estar de cada um está relacionado ao sucesso da equipe.

Nesse cenário, o profissional de psicologia organizacional atua na resolução dos problemas e propõe ações que reduzam o estresse no dia a dia.

Ele estuda o que vai tornar o ambiente de trabalho mais estressante e elabora soluções que ajudam a promover um ambiente corporativo tranquilo e que colabore com a produtividade dos colaboradores.

Para um fabricante de cabine primária alta tensão, outro benefício é a redução da rotatividade, que acontece tanto na contratação quanto na promoção de um ambiente saudável, reduzindo as taxas do de turnover da empresa.

Quando um bom profissional está à frente desse trabalho, os funcionários se sentem mais satisfeitos com suas tarefas, produzindo mais quantidades e com melhor qualidade.

Além disso, a organização tem mais facilidade para reter talentos, reduzir custos com demissões, evitar novas contratações e todas as despesas trazidas com ela.

Além de promover um ambiente de trabalho agradável e reduzir a taxa de rotatividade, a psicologia organizacional pode ser trabalhada na avaliação de desempenho.

Quando as estratégias são aplicadas do jeito certo, as avaliações apontam os caminhos que promovem o crescimento pessoal e profissional, trazendo mais engajamento e aumentando o senso de propósito do colaborador.

Mas para aproveitar todos esses benefícios, um fabricante de escada vazada de concreto precisa saber aplicar a psicologia organizacional dentro da empresa.

Como aplicar a psicologia organizacional

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é garantir uma equipe profissional especializada, pois mesmo que qualquer pessoa compreenda os conceitos, somente o psicólogo organizacional possui as ferramentas necessárias.

Depois de montar a equipe especializada em psicologia organizacional, a organização vai começar a trabalhar em algumas frentes que vão ajudá-la a implementar a estratégia. São elas:

  • Ergonomia;
  • Gestão de benefícios;
  • Mediação de conflitos;
  • Mapeamento da cultura organizacional.

As pessoas passam muito mais tempo no ambiente de trabalho, por isso, precisam contar com todas as ferramentas necessárias para que consigam executar suas tarefas com qualidade e segurança.

A economia garante bons resultados e preserva a saúde do colaborador. É função da psicologia organizacional avaliar as ferramentas de produtividade usadas pelos funcionários.

Com base nisso, um canil de lulu da pomerania anão barato vai decidir como melhorar a rotina dos funcionários, por meio de diferentes recursos, como calendários inteligentes, cadeiras mais confortáveis, entre outros aspectos que valorizem o ambiente.

Tudo isso com o objetivo de transformar o ambiente de trabalho em uma fonte de inspiração. Além disso, é primordial fazer uma boa gestão de benefícios porque ela garante a satisfação do funcionário e o torna mais produtivo.

Além do mais, oferecer bons benefícios melhora a marca empregadora da empresa, fazendo com que ela se torne uma catalisadora de talentos por conta de seu destaque em meio aos competidores.

As organizações precisam ponderar a possibilidade de oferecer mais vantagens para os funcionários, além de ser mais estratégica e ética.

São princípios que, embora simples, afetam de maneira positiva a mentalidade dos colaboradores e a organização se torna uma unidade competente.

Qualquer tipo de negócio, como no caso de um fabricante de troféu em acrílico para personalizar, precisa compreender que os conflitos existem em qualquer lugar, mas ao contar com a psicologia organizacional, fica mais fácil lidar com eles.

Eles não vão desaparecer, mas fica muito melhor para mediá-los e transformá-los em oportunidades de aprimoramento.

Por meio de uma gestão inteligente sobre o clima da organização, os psicólogos organizacionais conseguem obter novas perspectivas para problemas que já acontecem há algum tempo.

É assim que a corporação vai contar com inovações e deixa de trabalhar com meras soluções que resolvem o problema por pouco tempo ou simplesmente não consegue resolvê-lo.

Outra coisa é fazer o mapeamento da cultura organizacional porque ela envolve uma observação objetiva da dinâmica entre as equipes.

Por meio dele, um fabricante de cortador de porca hidráulico terá mais clareza na percepção sobre aquilo que acontece na organização, algo que depende de ações específicas e bem direcionadas.

É trabalho da gestão de RH, juntamente com a psicologia organizacional, mapear a cultura da corporação, usando para isso informações apuradas e compreendendo um pouco mais a consciência geral dos profissionais sobre o trabalho que executam.

Trata-se de um terreno forte para grandes transformações que beneficia a empresa de muitas formas. Mas tudo isso só será possível se a companhia investir em um profissional psicólogo organizacional.

Mesmo que o RH tenha excelentes estratégias para lidar com os conflitos internos e planos inteligentes para aumentar o engajamento e a produtividade dos funcionários, nada disso substitui a psicologia organizacional.

É algo necessário para qualquer tipo de organização, desde uma fábrica até clínicas de tratamento para dependentes químicos.

Considerações finais

A caracteristica mais importante dentro de uma empresa são seus colaboradores, independentemente de seu porte ou área de atuação. São os profissionais que estão na linha de frente e produzem aquilo que a empresa oferece no mercado.

Por essa razão, ela precisa de estratégias bem elaboradas para fazer a gestão de pessoas, cuidar do bem-estar e da satisfação dos colaboradores e fazer com que eles se desenvolvam e continuem trabalhando.

A psicologia organizacional traz todas essas possibilidades, melhorando o relacionamento entre as equipes, aumentando sua produtividade e trazendo muitos outros benefícios importantes para a sobrevivência do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *