Um treino objetivo é uma seleção de exercícios focada naquilo que o praticante deseja alcançar. Antes de falar mais sobre esse assunto, é importante dizer que ao se matricular em uma academia, a pessoa deve ter seu objetivo em mente.
Tem gente que quer ganhar massa muscular, outras pessoas querem aumentar o condicionamento físico e outras querem emagrecer. Também é muito comum ver praticantes que estão procurando bem-estar nos exercícios físicos.
É muito importante saber exatamente qual é o propósito de se exercitar, pois se a pessoa fizer uma má escolha, vai desistir da academia. Por exemplo, alguém que quer emagrecer não pode fazer só musculação.
É muito importante que essa pessoa inclua em sua rotina de exercícios os aeróbicos, pois eles ajudam a definir o corpo e evitam a flacidez. A orientação de um profissional especialista é fundamental para o sucesso do treino.
Cabe ao aluno seguir as orientações para que os resultados sejam mais evidentes, além disso, é uma forma de evitar lesões e manter o foco no propósito.
Este artigo vai explicar o que é treino objetivo, a importância de montar o treino, como perceber mais resultados e como funciona o personal trainer.
O que é treino objetivo?
Um treino objetivo nada mais é do que definir a meta que o aluno deseja alcançar e a partir disso selecionar a modalidade de exercício físico que deve praticar.
Alguém que quer perder peso e ganhar condicionamento físico precisa de um treino de, pelo menos, 45 minutos com atividades que vão promover o gasto calórico e melhorar o condicionamento físico.
Diversas modalidades podem ser praticadas, como o crossfit, exercícios aeróbicos e treinamento funcional ao ar livre.
Há quem queira alcançar a definição do corpo e a sensação de bem-estar, nesse caso, é necessário praticar modalidades com um alto número de repetições para alcançar resultados rápidos.
A maioria das pessoas que procuram as academias tem como objetivo aumentar a massa muscular. Os treinos de força, como a musculação, são os mais indicados, mas devem ter a supervisão de um profissional.
Importância de montar um treino
Montar um treino é fundamental para que o corpo possa se acostumar com uma rotina de atividades, além disso, é importante por outras razões, como:
- Manter o preparo;
- Esperar o condicionamento físico;
- Otimizar os resultados;
- Proteger contra doenças.
Praticar atividades físicas constantemente é o melhor modo de fortalecer os músculos e manter a qualidade do treino. Um treino regular vai garantir ao aluno as condições necessárias e preparar melhor sua saúde.
Exercícios esporádicos ou interrompidos fazem o organismo perder o preparo, com isso, a pessoa diminui a aptidão aos estímulos externos e perde a eficiência anterior. Os efeitos aparecem quando o indivíduo volta a treinar e não consegue manter o ritmo.
As atividades físicas ajudam a manter as pessoas dispostas para várias tarefas do cotidiano, como trabalhar, fazer curso tecnico de massoterapia, cuidar da casa, entre outros.
Isso porque os exercícios melhoram o condicionamento físico, principalmente no caso dos aeróbicos e da musculação. Só que muitos acabam iniciando seus treinos sem uma preparação adequada, forçando os músculos que não estão acostumados.
Uma atividade bem planejada é fundamental para um o volume de exercícios adequado ao estilo de vida. Montar um treino também é fundamental para manter a rotina, e com isso perceber resultados mais rápidos e aparentes.
Se o aluno abandonar o planejamento, tudo o que planejou previamente, seja emagrecer ou ganhar massa muscular, ficará mais distante e vai se transformar em algo muito difícil de alcançar.
Manter a frequência é fundamental para chegar ao objetivo, mas também para aumentar a sensação de bem-estar e proteger contra doenças.
As atividades físicas são essenciais para a circulação do sangue, oxigenação dos tecidos, além de evitar diversas doenças graves, principalmente as relacionadas ao coração.
Como perceber resultado nos treinos?
Em uma residência assistida para idosos, o personal trainer oferece uma série de exercícios compatíveis com as habilidades e as condições dos idosos. O objetivo é manter a saúde dessas pessoas e trazer mais qualidade de vida na terceira idade.
Para quem frequenta academia e quer notar se os treinos estão trazendo os resultados necessários, basta observar alguns aspectos.
Um deles é a dor muscular tardia, depois um bom treino não precisa deixar o corpo todo dolorido no dia seguinte para ser realmente eficiente.
De fato, os iniciantes sentem desconforto em algumas partes do corpo, visto que os músculos foram submetidos ao estresse para aumentar o ganho de força ou resistência.
A dor muscular tardia costuma aparecer a partir de 8 horas depois dos exercícios, aumenta sua intensidade nas primeiras 24 horas e permanece por até 72 horas.
Isso pode acontecer depois de uma aula de musculação, uma aula de hidroginástica com prancha ou qualquer outra modalidade. No entanto, se as dores forem muito fortes ou persistentes, é necessário procurar um médico.
Depois de algumas semanas, os exercícios começam a ficar mais fáceis e o aluno percebe que pode aumentar o peso no aparelho ou nota que tem mais facilidade para realizar uma atividade.
Outra evidência em relação à eficácia são as mudanças na forma corporal, pois cerca de 2 meses de treino regular são o suficiente para perder gordura e aumentar a massa muscular, principalmente com uma dieta integrada.
Como funciona o personal?
O personal trainer é um profissional que cuida da saúde e do objetivo do aluno. Ele monitora os exercícios, define limites e ajuda a superar dificuldades para que o indivíduo consiga alcançar bons resultados em menos tempo.
As academias contam com instrutores que se responsabilizam pela montagem dos treinos, fazem avaliações e ajudam quando é necessário.
O personal trainer, por sua vez, fica disponível durante todo o treino para uma única pessoa. Assim como existem especialistas em clínicas onde fazer cirurgia de catarata com lente importada, existem especialistas dentro das academias.
Em outras palavras, é possível contratar um personal focado em ganho de massa muscular, aumento da resistência, perda de peso, entre outras possibilidades.
Dicas para um treino eficaz
Para que o treino na academia seja mais eficaz e os resultados apareçam rapidamente, existem algumas dicas que podem ajudar. São elas:
Escolher uma modalidade agradável
É importante escolher um tipo de exercício físico que agrade o praticante. Uma pessoa que não gosta de musculação vai desistir da atividade física, assim como alguém que prefere natação vai criar o hábito com mais facilidade.
Escolher um exercício de acordo com o próprio gosto é fundamental para se dedicar, incluir na rotina e alcançar os objetivos.
Evitar horários de pico
Para perder peso suficiente e se preparar para a abdominoplastia circunferencial, é fundamental ter tranquilidade para realizar os exercícios, e uma das formas de fazer isso é evitar os horários de pico.
O aluno pode conversar com o professor da academia para perguntar quais são os melhores horários e com isso encurtar o tempo de treino.
Alimentar-se adequadamente
Seja qual for o objetivo, é necessário que o corpo tenha a energia que precisa para aguentar o treino e ter um bom aproveitamento.
Para conquistar uma alimentação balanceada, o ideal é contar com um nutricionista que vai elaborar um plano alimentar compatível com os objetivos.
Respeitar o tempo de descanso
Depois de passar por um procedimento em um centro de cirurgia plástica e estética, o paciente precisa de um tempo para se recuperar, até voltar a fazer suas atividades corriqueiras.
Na musculação, o praticante precisa fazer uma pausa entre uma série e outra e esse tempo precisa ser respeitado, caso contrário, pode prejudicar os resultados.
Isso acontece porque uma pausa mais longa engana o organismo e o cérebro acredita que está iniciando um exercício novo.
Evitar a sobrecarga
Muitas pessoas acreditam que aumentar a carga de peso nos exercícios é o que vai fazer o resultado aparecer, mas não é bem assim.
O peso é muito importante, pendentemente de o aluno ter feito ou não uma lipoescultura masculina. Para qualquer pessoa, ele é fundamental porque vai treinar os músculos, mas o movimento é outro elemento fundamental.
Algumas pessoas sobrecarregam tanto o peso que acabam fazendo o movimento errado, e, além de não trazer nenhum tipo de resultado, essa atitude aumenta muito o risco de lesões.
Considerações finais
Cuidar do corpo e da saúde é fundamental para ter qualidade de vida, se sentir mais disposto e melhorar a autoestima.
Os exercícios físicos são elementos fundamentais nesse processo e ajudam os praticantes a alcançarem seus objetivos.
Seja qual for a meta, é fundamental planejar os treinos para que o corpo consiga seguir uma rotina e passar pelas mudanças esperadas.
Na academia, algumas dicas simples vão potencializar o resultado dos exercícios e trazer a carga de ânimo necessária para manter o foco.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.