Benefícios infinitos da prática de exercícios físicos na terceira idade
A prática de exercícios físicos é muito benéfica em qualquer fase da vida, principalmente após os 60 anos. Idosos podem ter uma vida muito mais ativa e feliz se tiverem uma rotina de atividades físicas semanal. Infelizmente, no Brasil, apenas 28% das pessoas com mais de 60 anos praticam alguma atividade física, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na terceira idade, o processo de envelhecimento acaba favorecendo o desgaste físico e mental do corpo, potencializando o desenvolvimento de doenças. E, além de uma alimentação saudável, o uso de suplementos como a proteína concentrada, entre outros, e os exercícios físicos trazem benefícios infinitos para a vida dos mais velhos, sendo um dos principais pilares de saúde em qualquer fase da vida.
Confira abaixo as principais vantagens de praticar exercícios físicos na terceira idade:
Previne doenças
Diversos estudos comprovam que fazer exercícios físicos na terceira idade ajuda a prevenir doenças. É possível afirmar que idosos que praticam exercícios têm risco reduzido de desenvolver ou agravar condições como câncer, mal de Parkinson, Alzheimer, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e depressão.
Aumenta a qualidade de vida
Os exercícios físicos na terceira idade são importantíssimos para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Falaremos sobre outros benefícios associados à qualidade de vida ainda no artigo, como a sociabilidade e a melhora do funcionamento do corpo.
A atividade física regular diminui os riscos de depressão e ansiedade, aumenta a tolerância à dor e traz mais confiança em relação à aptidão física em desenvolver as tarefas do dia a dia.
Promove a sociabilidade
Os exercícios físicos também são uma ótima opção para promover a sociabilidade entre idosos. Nessa fase da vida, muitos deles relatam sentimentos de solidão e isolamento. Logo, é fundamental ter com quem conversar e formas de conhecer novas pessoas.
A sociabilidade é necessária para estimular a prática de atividades físicas no cotidiano, já que ter amigos para conversar pode ajudar na presença de mais idosos no local, criando comprometimento com a prática de exercícios.
Além disso, exercitar-se traz independência, o que é muito importante para dar sentido à vida dos idosos. Assim, ter pessoas da mesma idade para conversar é essencial para afastar a solidão, promover novas amizades e novos programas no dia a dia.
Melhora o funcionamento do corpo
Os exercícios físicos podem otimizar o funcionamento do corpo. Um dos principais benefícios é melhorar a capacidade cardiorrespiratória, que diminui e ajuda a controlar a pressão arterial e outras doenças cardiovasculares. Além disso, as atividades físicas ajudam a fortalecer os músculos e os ossos, auxiliando a diminuir os riscos de perda óssea e de massa muscular com o envelhecimento.
Melhora o equilíbrio e a coordenação motora
Com o avanço da idade, a tendência é que as pessoas percam a capacidade de equilíbrio e a coordenação motora. Isso limita os movimentos no cotidiano, favorece o surgimento de lesões e aumenta os riscos de queda. Nesse sentido, a prática de exercícios físicos ajuda a ampliar a consciência corporal e aprimora a coordenação, o que é essencial para os idosos.
Além disso, o fortalecimento muscular, no qual falamos no tópico acima, favorece um melhor equilíbrio e auxilia a reduzir as chances de lesões e a limitação de movimentos no dia a dia. Isso também ajuda a trazer maior flexibilidade para os idosos, diminuindo a incidência de dores crônicas, nos músculos e nas articulações.
Na terceira idade, a preocupação com a saúde aumenta e os exercícios físicos são cruciais para uma vida saudável e com muita qualidade. Os benefícios são infinitos, como falamos no título, e só têm a agregar para o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. Por isso, faça e incentive familiares a praticarem exercícios físicos ao longo da vida, principalmente, após os 60 anos.