notebook

Tráfego pago ou orgânico? Em qual você deveria estar focando?

Tráfego pago ou orgânico? Em qual você deveria estar focando?

Tráfego pago ou orgânico, qual é a melhor opção para o seu negócio? Qual deles você pode obter melhores resultados?

A verdade é que existem diversas estratégias das quais você pode aplicar em seus projetos online. Contudo, sempre surge a dúvida quando o assunto é o tráfego pago ou orgânico.

Contudo, ambas as opções têm seus pontos fortes e fracos, e cabe ao gestor decidir qual delas é a mais adequada para atingir seus objetivos.

No entanto, para facilitar um pouco a sua escolha, no artigo de hoje iremos abordar sobre os principais detalhes a respeito deste assunto. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

O que é tráfego pago?

Em suma, o tráfego pago nada mais é que o ato de conseguir de visitantes para um site por meio de anúncios pagos.

Isso só acontece porque é possível exibir anúncios em plataformas como o Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e outras redes sociais.

Ao investir nessa estratégia, é possível segmentar o público-alvo com precisão e levar tráfego qualificado para o seu site.

Quais são as vantagens do tráfego pago?

A principal vantagem do tráfego pago com certeza é o fato de se ter resultados mais rápidos. Afinal de contas, ao lançar uma campanha, é possível começar a receber visitantes quase que de imediato.

Portanto, para aqueles que estão com o projeto no início, mas querem ver resultados, entre tráfego pago ou orgânico, o pago é mais eficiente.

Além disso, com o tráfego pago, é possível definir com precisão o público-alvo da campanha. Isso aumenta as chances de obter cliques e conversões ainda mais relevantes.

Por fim, uma outra grande vantagem do tráfego pago é o fato de você ser capaz de definir o seu orçamento diário ou mensal para a campanha em questão.

Mas não é só isso. Se porventura notar que uma determinada estratégia ou campanha não está dando retorno, você pode simplesmente interromper.

Quais são as desvantagens do tráfego pago?

A principal desvantagem do tráfego pago é o fato de que ele pode ser bastante caro, a depender do nicho de mercado e da concorrência.

Fora isso, deve-se confiar nas plataformas de anúncios e nos algoritmos delas, sendo que as regras podem mudar a qualquer momento, o que pode afetar os resultados da campanha.

Também não temos como deixar de mencionar que, por mais que tenha uma segmentação mais precisa, pode ser que alguns cliques não se convertam em leads ou vendas.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é a obtenção de visitantes para um site por meio de conteúdo relevante e otimizado para mecanismos de busca.

É possível obter tráfego orgânico por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), como a produção de conteúdo de qualidade, link building e a otimização de meta tags.

Quais são as vantagens do tráfego orgânico?

Ao falar sobre tráfego pago ou orgânico, a grande parte prefere essa última opção devido ao fato de oferecer um baixo custo.

Isso só acontece porque o tráfego orgânico não tem custo direto, apenas o investimento em produzir conteúdo de qualidade e otimizá-lo para os mecanismos de busca.

Mas, um outro grande benefício do tráfego orgânico é o fato de ser algo muito mais consistente ao longo do tempo.

Além disso, os usuários da web costumam enxergar com maior relevância os resultados orgânicos, haja vista que passa uma maior confiabilidade.

Quais são as desvantagens do tráfego orgânico?

Uma das coisas que mais desmotiva as pessoas a investirem no tráfego orgânico com certeza é o fato de se ter resultados mais lentos.

Diferente do tráfego pago, o tráfego orgânico leva tempo para gerar resultados relevantes, até mesmo porque a concorrência costuma ser mais alta.

Também não temos como deixar de mencionar as mudanças constantes nos algoritmos, algo que pode impactar de forma negativa a sua trajetória,

Os mecanismos de busca estão em constante evolução, o que significa que você deve sempre estar atualizando as técnicas de SEO.

Tráfego pago ou orgânico: qual é a melhor opção?

A resposta para essa pergunta depende dos objetivos da sua empresa e do seu orçamento. O tráfego pago é uma boa opção para quem tem pressa em obter resultados e está disposto a investir na estratégia.

Em contrapartida, o tráfego orgânico é ideal para empresas que buscam resultados consistentes a longo prazo e têm tempo e recursos para investir em conteúdo de qualidade e técnicas de SEO.

Mas, devemos ainda ressaltar que as duas estratégias não precisam ser excludentes. Ou seja, você pode optar por fazer o serviço de SEO e tráfego pago paralelamente.

Dessa forma, você consegue obter resultados imediatos e, ao mesmo tempo, plantar para poder colher os frutos no futuro.

Como escolher entre tráfego pago e orgânico?

Se você ainda está na dúvida entre tráfego pago ou orgânico, e não tem como investir em ambos, abaixo iremos dar algumas dicas para que possa melhor entender qual é a estratégia mais adequada para o seu caso.

Objetivos de curto e longo prazo

Seu intuito é obter resultados rápidos? Então o tráfego pago é a melhor escolha. Agora, caso queira construir autoridade de mercado e resultados a longo prazo e consistentes, opte pelo orgânico.

Orçamento disponível

Leve em consideração os custos e o orçamento que tem disponível. A partir disso, poderá escolher entre a que lhe for mais conveniente.

Nível de concorrência

O seu nicho de mercado tem muita concorrência? Se sim, então é mais difícil de obter destaque na busca orgânica.

Nesse caso, você pode se utilizar do tráfego pago para impulsionar o seu alcance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *