Assim como seu armário, se não for controlado, seu cérebro fica confuso. Aprenda a limpar a bagunça e aprender uma maneira simples de organizar seu cérebro em minutos.
Você já se sentiu ansioso e esgotado, com burnout e olhando para sua lista de tarefas? Ou você já achou difícil entender todos os seus papéis e responsabilidades? Então você sabe como é ter um cérebro desordenado.
À medida que nossas vidas se tornaram mais complexas no mundo moderno, somos constantemente bombardeados com informações. E se você não tomar o tempo para separar essas informações, seu cérebro vai enlouquecer.
Para manter a calma e a sanidade diante desse bombardeio, precisamos de um sistema para gerenciar tudo o que passa em nossas cabeças.
Mas antes de entrarmos no sistema real, deixe-me contar uma pequena história.
Quando Kurt Lewin, o pai da psicologia social moderna, estava sentado em um restaurante, ele notou algo peculiar – a capacidade dos garçons de lembrar os pedidos dos clientes que não pagaram suas contas e sua incapacidade de lembrar os itens depois que a conta foi paga. Interessante não é?
Uma parte do meu trabalho envolve servir como gerente de uma pequena empresa, onde muitas vezes me encontro atrás do balcão, conversando com clientes e faturando seus itens. Tenho observado a mesma tendência em mim. Assim que o cliente paga a conta, esqueço o que ele comprou de nós.
Mas se eles não pagaram, talvez eu ainda me lembre do valor exato da fatura e dos detalhes do pedido, mesmo alguns dias após a interação.
Intrigado com esse fenômeno, Kurt Lewin pediu a um de seus alunos, Bluma Zeigarnik, que realizasse uma série de experimentos.
Como parte de sua pesquisa, ela pediu às pessoas que realizassem tarefas simples, como resolver um quebra-cabeça. Então ela os interrompia no meio e pedia que mudassem para outra tarefa. Desta vez, eles foram autorizados a terminar essa tarefa.
No final, ela ligava para os participantes para saber de qual tarefa eles mais se lembravam. O resultado? As pessoas se lembraram 90 a 100% mais da tarefa inacabada do que da finalizada.
Então, o que isso significa para o nosso cérebro?
O Efeito Zeigarnik explica por que nos preocupamos e pensamos demais em tarefas e projetos inacabados; por que acordávamos de repente à noite, lembrando-nos de acompanhar um cliente importante; ou por que ficaríamos pensando naquela proposta inacabada ao jantar com nossa família.
Pequenos pedaços de informação como esse podem confundir seu cérebro rapidamente se não forem controlados.
David Allen disse a famosa frase: “Seu cérebro é um escritório ruim”. O que ele quis dizer foi que o cérebro não foi projetado para armazenar coisas. Ele é projetado para resolver problemas e executar.
Se você continuar usando seu cérebro para lembrar de todas as coisas que precisa fazer, ele gastará todo o seu poder cerebral tentando não esquecer. Haverá pouco poder para realmente fazer um trabalho real.
Qual é a melhor maneira de limpar um armário que está muito desordenado? Tirar tudo e guardar apenas o necessário. O mesmo vale para o seu cérebro. Você precisa anotar todos os pensamentos perdidos que estão incomodando você para que você possa vê-los objetivamente.
Um “Brain Dump”, como é chamado, permite capturar pensamentos abstratos que atormentam sua mente. O enorme furacão de pensamentos que se passa em nossas mentes muitas vezes nos estressa.
A melhor maneira é recorrer ao seu caderno (ou laptop) e anotar cada um deles. Uma vez que você possa vê-los claramente à sua frente, você pode escolher quais valem a pena focar.
Como fazer um despejo cerebral
Fazer um dump do cérebro é simples. Não há regras. Apenas escreva o que estiver em sua mente. Se você precisa de uma nova lâmpada, quer redigir uma carta de vendas, fazer uma apresentação ao conselho de administração, planejar um piquenique ou pegar seu filho na escola.
Há espaço para tudo. Esta é a fase em que você está apenas tirando essas ideias da cabeça. Quando terminar, seu cérebro não precisa se preocupar em lembrar de todos esses detalhes. Eles serão atendidos porque estão escritos.
Depois de fazer o dump do cérebro, você pode fazer duas coisas:
Deixe a lista e continue com o seu dia. O objetivo deste exercício não é torná-lo necessariamente mais produtivo. É dar um fôlego a si mesmo.
Você também pode olhar para a lista e organizá-la e/ou priorizá-la. Você pode achar útil agrupar tarefas semelhantes ou começar a trabalhar na que mais o estressa.
Quando você deve fazer este exercício?
Eu diria que você não deve esperar até o momento em que seu cérebro estiver gritando “tempo limite!” Idealmente, tenha um sistema para que você possa registrar seus pensamentos à medida que eles chegam até você. Isso pode estar em um diário ou em um aplicativo de anotações – algo que você tem acesso na maioria das vezes.
Você também pode usar isso como uma estratégia de journalling no início ou no final do dia. Fazer isso no início ajuda você a começar o dia com uma mente clara, sabendo exatamente o que você tem que fazer e, mais importante, o que você não tem que fazer!
Por outro lado, fazê-lo antes de dormir ajuda a relaxar sabendo que tudo está escrito e será cuidado. Chega de se preocupar em esquecer uma tarefa importante enquanto dorme.
A linha inferior
Se você se sentir sobrecarregado, tente fazer um despejo de cérebro. Na maioria das vezes, você perceberá que tudo estava bem, você só precisava escrever seus pensamentos para entendê-los.
É uma maneira eficaz de resolver problemas e ver seus pensamentos como eles são. Ajuda a limpar a mente de ansiedades, preocupações e estresses, levando a uma vida mais calma e alegre.
Pense no despejo do cérebro como uma limpeza regular de sua mente. Isso abre espaço para novas ideias, inspirações e a capacidade cognitiva de agir sobre coisas que importam.